As obras de restauro da Ponte Velha do Marnel ou Ponte Medieval, na freguesia de Lamas do Vouga, em Águeda, estão praticamente concluídas. Segundo Jorge Almeida, vice-presidente da Câmara Municipal de Águeda, "a ponte é um monumento importante e emblemático do nosso concelho, que a Câmara não podia deixar de recuperar".
O autarca explica que "faltam apenas pequenos trabalhos de recuperação, nomeadamente a regularização dos arruamentos, a limpeza e o melhoramento do espaço envolvente".
"Para breve, será colocada a iluminação por parte da EDP, que irá projectar a beleza daquele quadro de enorme valor histórico, arquitectónico e paisagístico a todos os utentes que diariamente circulam na Estrada Nacional 1 (EN1) / Itinerário Complementar (IC2)", acrescenta.
Monumento. Considerada monumento de interesse municipal, a Câmara Municipal apostou na recuperação de restauro desta ponte medieval de 120 metros, classificada como Imóvel de Interesse Público em 1956, para evitar a sua progressiva deterioração. A Ponte Velha do Marnel integra o vasto património arquitectónico existente no concelho de Águeda.
História. A fundação da Ponte Velha do Marnel ou Ponte Medieval, situada na freguesia de Lamas do Vouga, crê-se que remonte ao período romano, século II, acreditando-se que seria neste local que a via romana, no troço de Emínio (Coimbra) a Cale (Gaia/Porto), fazia a travessia. Mais tarde, esta ponte foi substituída por uma ponte medieval que, por sua vez, foi reconstruída durante o reinado de D. João III (1552). Terá assim, eventualmente, existido uma ponte romana que foi substituída por uma medieval durante o século XIV.