RAVESSIA CONSTITUI UM FORTE MOTIVO DE ATRACÇÃO

As obras de restauro da Ponte Velha do Marnel ou Ponte Medieval, na freguesia de Lamas do Vouga, em Águeda, estão praticamente concluídas.

Segundo Jorge Almeida, vice-presidente da Câmara Municipal de Águeda, "a ponte é um monumento importante e emblemático do nosso concelho, que a Câmara não podia deixar de recuperar".

O autarca explica que "faltam apenas pequenos trabalhos de recuperação, nomeadamente a regularização dos arruamentos, a limpeza e o melhoramento do espaço envolvente".

"Para breve, será colocada a iluminação por parte da EDP, que irá projectar a beleza daquele quadro de enorme valor histórico, arquitectónico e paisagístico a todos os utentes que diariamente circulam na Estrada Nacional 1 (EN1) / Itinerário Complementar (IC2)", acrescenta.

Monumento. Considerada monumento de interesse municipal, a Câmara Municipal apostou na recuperação de restauro desta ponte medieval de 120 metros, classificada como Imóvel de Interesse Público em 1956, para evitar a sua progressiva deterioração. A Ponte Velha do Marnel integra o vasto património arquitectónico existente no concelho de Águeda.

História. A fundação da Ponte Velha do Marnel ou Ponte Medieval, situada na freguesia de Lamas do Vouga, crê-se que remonte ao período romano, século II, acreditando-se que seria neste local que a via romana, no troço de Emínio (Coimbra) a Cale (Gaia/Porto), fazia a travessia. Mais tarde, esta ponte foi substituída por uma ponte medieval que, por sua vez, foi reconstruída durante o reinado de D. João III (1552). Terá assim, eventualmente, existido uma ponte romana que foi substituída por uma medieval durante o século XIV.
Diário de Aveiro



Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt