vai criar um Fundo Social para fazer frente a situações de carência que famílias do concelho estejam a viver devido à crise social e económica que o país atravessa. O Fundo será suportado, numa primeira fase, pelas receitas de bilheteira da 6.ª edição da Feira do Vinho, que se realiza, em Anadia, de 13 a 21 de Junho.
Esta é para já a principal novidade inerente a mais uma edição deste conhecido certame anadiense.
O autarca Litério Marques avançou que, face à crise, a autarquia tem também responsabilidades sociais e por isso avança com esta iniciativa inédita.
"Embora a Câmara já tenha uma postura social junto das famílias mais carenciadas, quer ao nível da água e do saneamento, esta será uma outra forma de acudir a situações de emergência", acrescenta.
Embora a Feira seja mantida de forma graciosa para o povo, a autarquia estipulou um bilhete de solidariedade que se traduzirá na criação deste Fundo Social.
"O bilhete será simbólico e todas as pessoas serão sensibilizadas a colaborar, contudo não obrigaremos ninguém a fazê-lo", explica Litério Marques, destacando ainda que a verba amealhada nunca poderá ser utilizada para qualquer despesa relacionada com a Feira, pelo que será igualmente criado um Regulamento para o Fundo Social.
"Pretendemos com este Fundo responder a situações de ruptura social. Daí que a gestão deste fundo seja feita pela Câmara /Rede Social", adiantou.
Litério Marques deu ainda a conhecer que, do orçamento da Câmara uma fatia deverá também destinar-se a esta causa.
No entanto, o autarca pretende que este Fundo não se esgote com esta edição da Feira mas que continue. "É preciso despertar consciências de que o Fundo é preciso e tem pernas para andar", frisou Litério Marques.