FEIRA MANTIDA DE FORMA GRACIOSA

A Câmara Municipal de Anadia vai criar um Fundo Social para fazer frente a situações de carência que famílias do concelho estejam a viver devido à crise social e económica que o país atravessa.

O Fundo será suportado, numa primeira fase, pelas receitas de bilheteira da 6.ª edição da Feira do Vinho, que se realiza, em Anadia, de 13 a 21 de Junho.

Esta é para já a principal novidade inerente a mais uma edição deste conhecido certame anadiense.

O autarca Litério Marques avançou que, face à crise, a autarquia tem também responsabilidades sociais e por isso avança com esta iniciativa inédita.

"Embora a Câmara já tenha uma postura social junto das famílias mais carenciadas, quer ao nível da água e do saneamento, esta será uma outra forma de acudir a situações de emergência", acrescenta.

Embora a Feira seja mantida de forma graciosa para o povo, a autarquia estipulou um bilhete de solidariedade que se traduzirá na criação deste Fundo Social.

"O bilhete será simbólico e todas as pessoas serão sensibilizadas a colaborar, contudo não obrigaremos ninguém a fazê-lo", explica Litério Marques, destacando ainda que a verba amealhada nunca poderá ser utilizada para qualquer despesa relacionada com a Feira, pelo que será igualmente criado um Regulamento para o Fundo Social.

"Pretendemos com este Fundo responder a situações de ruptura social. Daí que a gestão deste fundo seja feita pela Câmara /Rede Social", adiantou.

Litério Marques deu ainda a conhecer que, do orçamento da Câmara uma fatia deverá também destinar-se a esta causa.

No entanto, o autarca pretende que este Fundo não se esgote com esta edição da Feira mas que continue. "É preciso despertar consciências de que o Fundo é preciso e tem pernas para andar", frisou Litério Marques.

Edição de 2009. A 6.ª edição da Feira do Vinho e da Vinha, a realizar na semana de 13 a 21 de Junho, na zona do Vale Santo, em Anadia, irá funcionar nos moldes dos anteriores certames. Com um orçamento que deverá rondar os 200 mil euros (idêntico ao do último ano), Litério Marques acredita ser possível atingir a fasquia dos 100 mil visitantes, até porque, na edição de 2008, a Feira da Vinha foi visitada por 106 mil pessoas. O objectivo desta edição é alcançar esses números, até porque serão essas pessoas que irão contribuir para o engrossar do Fundo Social.

A edição deste ano irá contar com a presença habitual do sector vitivinícola da região e actuação de várias associações e colectividades do concelho. Os grupos nacionais que integram o cartaz só serão revelados no final de Março. Contudo, Litério Marques garante ainda que "a Feira não irá reflectir a crise".

Catarina Cerca

catarina@jb.pt
Diário de Aveiro



Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt