domingo, 24 de Novembro de 2024  05:41
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ensopado de Cação

Ensopado de Cação

Pique a cebola e os alhos e leve ao lume a refogar em azeite, juntamente com a folha de louro. Acrescente depois o ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
15-10-2014

Trabalho de investigadores da UA cruza-se com o do Nobel da Física 2014.


Investigadores da Universidade de Aveiro (UA) foram responsáveis por "contributos significativos" nos avanços na tecnologia LED azul ...

Investigadores da Universidade de Aveiro (UA) foram responsáveis por "contributos significativos" nos avanços na tecnologia LED azul distinguidos com a atribuição do Prémio Nobel da Física aos cientistas Isamu Akasaki, Hiroshi Amano e Shuji Nakamura.

A relevância do trabalho desenvolvido pelos investigadores portugueses está bem patente nos trabalhos em co-autoria com os laureados e na citação que estes mereceram na investigação que conduziu ao prémio Nobel da Física de 2014.

A participação do Departamento de Física da UA na área de investigação de materiais da família dos nitretos para aplicação em díodos emissores de luz (LED) azul, em que foi pioneira a nível nacional, remonta aos anos 90.

Em 1996, iniciou-se o projecto multidisciplinar e internacional “Rainbow”, financiado pela Comunidade Europeia, que na UA foi coordenado por Helena Nazaré e Estela Pereira, professoras daquele Departamento.

Este projecto envolveu a indústria e Universidades de diversos países europeus e, entre outros objectivos, destinava-se ao desenvolvimento de protótipos de LED e díodos Laser no azul. Na sequência deste projecto, "fortaleceram-se redes internacionais de colaboração entre os cientistas que trabalhavam nesta área".

Em consequência, e fruto da capacidade de investigação "ao nível da caracterização óptica e estrutural de materiais semicondutores, nomeadamente no GaN e na liga ternária de InGaN", que é o material emissor central nestes dispositivos, os investigadores da UA (Estela Pereira, Teresa Monteiro, Rosário Correia e Sérgio Pereira) desenvolveram trabalhos onde também participaram dois dos laureados com o prémio Nobel da Física 2014, um dos quais integra um capítulo de um livro desta área de investigação.

Além das co-autorias com dois dos Nobéis da Física 2014, existe ainda trabalho liderado pela equipa da UA da autoria de Sérgio Pereira, Rosário Correia e Estela Pereira, que obteve reconhecimento directo por parte dos três laureados ao ser citado por estes autores num artigo publicado na Nature Materials. A citação de um trabalho cujas conclusões, hoje adoptadas pela comunidade científica, desafiavam frontalmente as ideias de então instituídas, "atesta bem a qualidade e relevância da investigação feita na UA nesta área do conhecimento".


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®