Os Deputados do Partido Socialista eleitos pelo Círculo Eleitoral de Aveiro promoveram um Projecto de Resolução pelo "Não Encerramento da Linha do Vouga", contando também, entre os seus subscritores, com a ex?secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, e o ex?presidente do AICEP, Basílio Horta. Hoje, no plenário da Assembleia da República, o referido projecto de resolução foi
apresentado pela voz da Deputada Ana Paula Vitorino, e sujeito a votação por parte dos Deputados da Assembleia da República. A Deputada Ana Paula Vitorino, referindo a importância estratégica da Linha do Vouga para o desenvolvimento da Região, ressalvou o investimento de requalificação desenvolvido em 2008 que potenciou o aumento da utilização da Linha em 30% por parte dos seus utentes. Referiu que “este Governo, ao invés de apostar no desenvolvimento, aposta no encerramento da ferrovia. O Plano Estratégico de Transportes encerra tudo em todo o lado. Propõe a desactivação da Linha do Vale do Vouga. Ignorando orientações comunitárias nas áreas da mobilidade, ambiental e energética, menorizando as posições de apoio dos Municípios, desprezando as aspirações das populações, faz tábua rasa dos desenvolvimentos dos últimos anos e com base nos dados de 2008 diz que não serve a vocação do modo ferroviário e que portanto é para
fechar! Em tempos de crise não é preciso encerrar. Em tempos de crise é preciso tornar mais eficiente". A Deputada Ana Paula Vitorino afirmou ainda que “Ministro da Economia e Emprego tem uma dualidade infelizmente já conhecida. Encerra tudo. Sabemos bem que acha que todos os que o antecederam ou eram incompetentes ou estavam de má?fé e que faz de si próprio uma avaliação messiânica que o transforma em salvador da Pátria. Mas no confronto com a realidade das populações e dos autarcas o Senhor Ministro geralmente reconhece que o passado estava bem feito e que afinal é para prosseguir. Foi assim em Viseu, com a autoestrada, foi assim em Coimbra com o Metro do Mondego. A pergunta que todos fazem em Aveiro é: “como há dinheiro para colocar carris no
Metro Mondego (e bem!) e não o há para os manter na Linha do Vouga, quando o Baixo?Vouga é a maior NUT III da Região Centro?”. Nesse sentido, O projecto de resolução apresentado visa aproveitar o investimento realizado nos últimos anos, “investimento esse que tornou a linha útil para as populações e que por isso voltaram a utilizar”. Os Deputados recomendam ao Governo, portanto, “que ao invés de encerrar, apresentemedidas equitativas, equilibradas e sustentáveis que viabilizem a manutenção do serviço e a continuação da modernização da Linha do Vouga”. A votação na Assembleia da República contou com o chumbo do primeiro ponto do projecto de resolução, por parte dos Grupos Parlamentares do PSD e CDS," o que naturalmente resulta num esclarecimento da posição destes grupos parlamentares: são contra a revogação da desactivação da Linha do Vouga". |