PS PROPÕE REVOGAÇÃO DA DECISÃO DE ENCERRAMENTO DA LINHA DO VOUGA, PSD E CDS VOTAM CONTRA.

Os Deputados do Partido Socialista eleitos pelo Círculo Eleitoral de Aveiro promoveram um Projecto de Resolução pelo "Não Encerramento da Linha do Vouga", contando também, entre os seus subscritores, com a ex?secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, e o ex?presidente do AICEP, Basílio Horta.

Hoje, no plenário da Assembleia da República, o referido projecto de resolução foi apresentado pela voz da Deputada Ana Paula Vitorino, e sujeito a votação por parte dos Deputados da Assembleia da República.

A Deputada Ana Paula Vitorino, referindo a importância estratégica da Linha do Vouga para o desenvolvimento da Região, ressalvou o investimento de requalificação desenvolvido em 2008 que potenciou o aumento da utilização da Linha em 30% por parte dos seus utentes. Referiu que “este Governo, ao invés de apostar no desenvolvimento, aposta no encerramento da ferrovia. O Plano Estratégico de Transportes encerra tudo em todo o lado. Propõe a desactivação da Linha do Vale do Vouga. Ignorando orientações comunitárias nas áreas da mobilidade, ambiental e energética, menorizando as posições de apoio dos Municípios, desprezando as aspirações das populações, faz tábua rasa dos desenvolvimentos dos últimos anos e com base nos dados de 2008 diz que não serve a vocação do modo ferroviário e que portanto é para fechar! Em tempos de crise não é preciso encerrar. Em tempos de crise é preciso tornar mais eficiente".

A Deputada Ana Paula Vitorino afirmou ainda que “Ministro da Economia e Emprego tem uma dualidade infelizmente já conhecida. Encerra tudo. Sabemos bem que acha que todos os que o antecederam ou eram incompetentes ou estavam de má?fé e que faz de si próprio uma avaliação messiânica que o transforma em salvador da Pátria. Mas no confronto com a realidade das populações e dos autarcas o Senhor Ministro geralmente reconhece que o passado estava bem feito e que afinal é para prosseguir. Foi assim em Viseu, com a autoestrada, foi assim em Coimbra com o Metro do Mondego. A pergunta que todos fazem em Aveiro é: “como há dinheiro para colocar carris no Metro Mondego (e bem!) e não o há para os manter na Linha do Vouga, quando o Baixo?Vouga é a maior NUT III da Região Centro?”. Nesse sentido, O projecto de resolução apresentado visa aproveitar o investimento realizado nos últimos anos, “investimento esse que tornou a linha útil para as populações e que por isso voltaram a utilizar”.

Os Deputados recomendam ao Governo, portanto, “que ao invés de encerrar, apresentemedidas equitativas, equilibradas e sustentáveis que viabilizem a manutenção do serviço e a continuação da modernização da Linha do Vouga”.

A votação na Assembleia da República contou com o chumbo do primeiro ponto do projecto de resolução, por parte dos Grupos Parlamentares do PSD e CDS," o que naturalmente resulta num esclarecimento da posição destes grupos parlamentares: são contra a revogação da desactivação da Linha do Vouga".


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt