Circular na A25 deixa hoje de ser gratuito. O feriado da Imaculada Conceição assinala, assim, o início da cobrança de portagens na totalidade da via, que liga Aveiro à fronteira de Vilar Formoso.
Os utilizadores do antigo IP5, que atravessa os distritos de Aveiro, Viseu e Guarda, vão pagar um total de 15,65 euros no caso de percorrerem a totalidade do trajecto que ainda não era portajado - os cerca de 173 quilómetros entre Albergaria e a fronteira.
O Diário da República publicou na semana passada o diploma que sujeita a concessão SCUT da Beira Litoral/Beira Alta, assim como as do Algarve, da Beira Interior e do Interior Norte, ao pagamento de taxas.
Fica garantida, porém, a aplicação de “um regime de discriminação positiva para as populações e para as empresas locais”, que irão usufruir de um “sistema misto de isenções e de descontos”.
A circulação nas concessões da Costa de Prata – que atravessa a região de Aveiro –, do Grande Porto e do Norte Litoral já é onerosa desde 15 de Outubro de 2010. “Tal como previsto” no Programa de Governo, o executivo PSD/CDS “tomou a decisão de estender o regime de cobrança de taxas de portagem aos utilizadores às concessões SCUT do Algarve, da Beira Interior, do Interior Norte e da Beira Litoral/Beira Alta”.
(Ler artigo completo na edição em papel)
Rui Cunha
|