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17-12-2009

Seguradora informa que, face ao tempo decorrido, o caso prescreveu


Anadia - Lesado em acidente espera, há seis anos, por indemnização

Jaime Vasques sofreu um acidente de viação em 2004. Passado quase seis anos, apenas lhe foi restituído o valor da reparação do motociclo em que seguia. Sem nenhuma explicação por parte da seguradora, para o atraso no pagamento da indemnização, recebeu uma carta a informar que o caso tinha sido prescrito e que não lhe seria paga qualquer despesa. Indignado com a situação, Jaime Vasques quer que seja feita justiça.

No dia 10 de Janeiro de 2004, Jaime Vasques seguia no seu motociclo quando um condutor, em manobra de marcha-atrás, na Rua Poeta Cavador (Anadia), lhe bateu. O embate provocou-lhe ferimentos que o obrigaram a meter baixa médica, a frequentar fisioterapia e a tomar medicação.

O condutor que seguia no automóvel, deu-se como culpado e o seguro foi de imediato accionado. Até hoje, a reparação do motociclo foi a única despesa que a Companhia de Seguros Allianz Portugal cobriu.

Para que as despesas, cujo "pagamento saiu do meu bolso", lhe fossem pagas, Jaime Vasques entregou todos os comprovativos necessários, mas "nunca quiseram saber de nada, desde o primeiro dia", afirma. Enviou várias cartas onde exigia o "pagamento de todas as despesas médicas, medicamentos, fisioterapia, taxas moderadoras e afins".

Ainda contratou um advogado na esperança de solucionar o caso mais rapidamente, no entanto, como "não resolveu nada", acabou por dispensar os seus serviços.

Nunca obteve uma explicação por parte da Allianz para o atraso no pagamento, até que, no passado mês de Outubro, lhe foi enviada uma carta onde se pode ler que "face ao tempo decorrido, está prescrito o prazo de reclamação de danos, pelo que não poderemos dar seguimento à reclamação que nos efectuou". Indignado com a situação, Jaime Vasques voltou a recorrer à sua seguradora que o tem ajudado a tratar da parte burocrática. Ao JB a DC - Seguros, S.A., em Anadia, informou que o processo será, em breve, enviado para o Instituto de Seguros de Portugal, visto que o tempo de espera neste tipo de casos "nunca são tantos anos".

JB tentou contactar a a Companhia de Seguros Allianz Portugal, mas não obteve qualquer resposta.

Rita de Freitas Gomes

ana.rita@jb.pt


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