na região da Bairrada. O número de pessoas idosas que têm sido enganadas está a aumentar, registando-se novas situações de burlas, praticamente todas as semanas. A última ocorreu, na semana passada, em Perrães, quando um indivíduo extorquiu 350 euros a um idoso, com a justificação da entrega da encomenda para um filho. A caixa estava vazia. "O "modus operandi" destes indivíduos é bastante simples e eficaz: os indivíduos apresentam-se bem vestidos (fato e gravata), exprimem-se muito bem, com voz calma e meiga e com uma conversa extremamente convincente e cativante que leva as pessoas a fazer aquilo que não querem.
Alguns indivíduos afirmam ser da Segurança Social e que pretendem ajudar os idosos a trocar o dinheiro, uma vez que as notas perderam a validade; outros dizem que são funcionários do banco e que estão ali para substituir o Cartão Multibanco velho por um novo. Após terem o cartão na sua posse, pedem o respectivo código e fogem; também costumam enganar as pessoas afirmando que o código do Cartão Multibanco passou a ter 5 dígitos, aproveitando para perguntar qual o código actual para proceder à respectiva actualização. Obtido o código, colocam-se em fuga.
Mas os estratagemas para enganar os idosos não se ficam por aqui, já que existem também os que se apresentam como familiares das vítimas e, justificando a sua aproximação com a entrega de encomendas, solicitando dinheiro em troca, assim como é frequente que os burlões informem as vítimas que ganharam um chorudo prémio ou que possuem poderes curativos e de bruxaria que afastam todo e qualquer mal das vítimas.