Depois de uma primeira experiência na Associação Desportiva de Oiã, a Academia de Futebol Zé Ribeiro inicia o segundo ano ostentando o nome da ADREP, agora com a novidade do escalão de Iniciados, mantendo os escalões de Infantis A e B e Escolas C. No escalão de Iniciados, a Academia treina e joga no Campo Santo António na Póvoa de Forno, após acordo com a direcção do Grupo Desportivo Troviscalense, enquanto os outros escalões jogam no relvado da zona desportiva da ADREP.
No início de mais um ciclo de futebol de formação, o grande objectivo da Academia de Futebol Zé Ribeiro é alargar novos horizontes em toda a região de Aveiro, formando núcleos de captação e formação, onde, como acontece na ADREP, pretende aplicar a metodologia holandesa de treino Will Couver (desenvolvimento da técnica, recepção da bola, passe, finalização, aperfeiçoamento das qualidades individuais dos miúdos, etc.), um método que há muito é utilizado em grandes clubes da Europa.
O grande mentor da Academia, Zé Ribeiro, já fez três ou quatro pesquisas na região da Bairrada e pretende formar mais treinadores para dar resposta à metodologia de treino.
Neste momento, a Academia Futebol Zé Ribeiro/ADREP conta com cerca de 70 atletas nos três escalões, quatro treinadores, Pedro Silva, Gilberto Fernandes, Sérgio Ferreira e Zé Ribeiro, que acumula ainda as funções de director desportivo, e Bruno Couceiro, director da prospecção.
Mas quem é Zé Ribeiro? Foi jogador do FC Porto mas, devido a lesões, teve de abandonar a prática da modalidade bastante cedo. Emigrou para a Suíça onde começou por treinar equipas amadoras entre 1988 e 1993. No ano seguinte foi treinar a equipa de formação da Juventus, onde viria a sagrar-se campeão nacional da Suiça, em iniciados.
Transferiu-se depois para o Grasshoppers, onde esteve nove anos e onde desenvolveu um trabalho que teve o reconhecimento da própria FIFA, como o melhor treinador na área da formação em 2003, ano em que a Suíça foi campeã europeia em sub/17, da qual faziam parte oito jogadores titulares da sua equipa, o Grasshoppers.
No seu curriculum constam ainda vários títulos nacionais, é especialista na metodologia de treino Will Couver (Holanda) e é detentor do diploma A da UEFA. É uma pessoa que tem um bom relacionamento com os três grandes (Benfica, Porto e Sporting), tem sido contactado para fazer protocolos com esses clubes, mas tem uma visão diferente: "Não queremos, queremos crescer por nós."
Frutos.