A falta de certificação e de testes de segurança impediu que o Pólo Escolar de Oliveira do Bairro abrisse portas no início do ano escolar, na última terça-feira, explicou ao Jornal da Bairrada, Mário João Oliveira. O autarca de Oliveira do Bairro há muito que tinha avisado que a escola estaria apta, no início do ano lectivo, a receber os alunos de Oliveira do Bairro, e das localidades mais próximas. Mas a falta de certificação e de testes de segurança impediram que se concretizasse o sonho do executivo, que elegeu a educação como principal prioridade. Agora, os alunos terão de esperar alguns dias, sublinhou Mário João Oliveira, durante a entrevista que publicamos ta edição (páginas 16 e 17). Mário João Oliveira não fala em frustração, mas na necessidade de ter o equipamento aprovado.
Sem data. O autarca ainda não sabe concretamente em que data as crianças poderão definitivamente mudar-se de livros e mochilas para o novo espaço. Contudo, Mário João Oliveira já tinha afirmado, numa edição anterior do Jornal da Bairrada, que "é nossa política que os novos pólos abram no início de cada ano escolar ou excepcionalmente no arranque de um período escolar".
Escolas do Futuro. O pólo escolar de Oliveira do Bairro é o primeiro a ser concluído. Em estado avançado está o da Palhaça, cujo prazo de execução termina a 31 de Dezembro, cabendo depois à comunidade escolar decidir a altura de transição com menor impacto negativo para os alunos. Quanto à obra do Troviscal, deve começar dentro de dias, estando os restantes cinco pólos em período de reclamação. JB não conseguiu ouvir a vereadora da Educação. Laura Pires.