O Clube de Ancas em parceria com a Farmácia Gina, de Amoreira da Gândara, está, através de um acordo de cooperação, a prestar apoio domiciliário farmacêutico à população de Ancas.
A iniciativa surgiu na sequência da desactivação da farmácia existente na freguesia.
Artur Castro, responsável do Clube de Ancas, avança que esta foi a forma encontrada, na altura, para acudir às necessidades especiais da população idosa da freguesia, sobretudo àqueles sem capacidade de mobilidade ou acamados.
"Nós meramente encaminhamos o utente. A pessoa idosa entrega-nos ou faz-nos chegar as receitas que depois são encaminhadas por nós para a farmácia. A partir daí, todo o trabalho é realizado pela farmácia Gina", revelou.
Gina Almeida, proprietária da farmácia, garante que a parceria partiu do Clube de Ancas, sendo a única preocupação a de dar resposta às necessidades daquela franja da população da freguesia. "Nós entregamos a medicação e esse serviço é gratuito", disse a JB.
Artur Castro que se mostrou satisfeito pela abertura de um serviço de dispensa de medicamentos ao domicílio pela Farmácia Central de Anadia, serviço este que abriu esta semana e pretende também minorar os efeitos da deslocalização da Farmácia Central de Ancas para Anadia, diz que ambos são compatíveis e que só "vêm dar melhor cobertura à população".
Refira-se ainda que o autarca Arménio Cerca já tinha oficiado, por três vezes, (Dezembro de 2008, Fevereiro e Agosto de 2009) o Infarmed questionando aquele organismo sobre a deslocalização da farmácia e que alternativas ou soluções foram tidas em consideração para dar resposta às necessidades da população da freguesia. O autarca quer saber por que razão foi permitido o encerramento de uma farmácia numa freguesia que possui posto médico a funcionar regularmente e uma faixa da população bastante envelhecida.