João Tiago Castelo-Branco, presidente da Comissão Política Concelhia do CDS/PP-Anadia, está disposto a dar o apoio necessário à legalização de construções clandestinas, no concelho de Anadia.
Em comunicado enviado ao nosso jornal, o líder centrista diz ser intenção do CDS/PP-Anadia disponibilizar os meios técnicos necessários para dar o apoio possível na legalização de construções que se encontram em situação de clandestinidade.
Para tal, diz, "basta que contactem o endereço electrónico cds.pp.anadia@gmail.com", revelando ser intenção dos candidatos do CDS/PP Anadia, se eleitos por maioria, proceder, no prazo máximo de dois anos, à revisão do PDM, ouvindo previamente os munícipes, de modo a solucionar o maior número possível de casos existentes.
João Tiago Castelo-Branco pretende ainda prever em PDM áreas de terreno destinadas, quer à construção de habitação, quer a lotes a custos controlados, para resolução dos casos dos munícipes que não sejam possuidores de terrenos urbanos e que se encontrem em situação de carência socioeconómica.
Ainda na missiva, o líder do CDS/PP Anadia responsabiliza o autarca Litério Marques pela polémica em torno do PDM Anadia. E questiona: "Se a revisão do PDM já tem pareceres favoráveis das entidades competentes, como afirma o presidente da Câmara, então por que não obter a sua ratificação e publicação antes das eleições?" ou "Será para, mais uma vez, obter os votos de quem tem esperança na legalização das suas construções?"
E com estas questões, o CDS/PP volta "à carga" sobre a polémica questão das construções ilegais no concelho anadiense. João Tiago Castelo-Branco parte em defesa de Sidónio Simões, cabeça-de-lista pelo CDS/PP à Assembleia Municipal de Anadia e ex-funcionário da autarquia anadiense, após Litério Marques ter vindo recentemente a público com um direito de resposta sobre a matéria.
Como esclarecimento às declarações efectuadas pelo presidente da Câmara, no que se refere aos terrenos do concelho incluídos na Reserva Ecológica Nacional, Tiago Castelo-Branco diz ser necessário clarificar que "a sua delimitação compete à Direcção Regional do Ambiente e do Ordenamento do Território, não se podendo, por isso, imputar responsabilidades a técnicos municipais, por não estar no âmbito das suas competências a referida delimitação".
Parco em palavras, Litério Marques diz querer ver Sidónio Simões eleito para a AM, para aí, sim, "olhos nos olhos, ele explicar muitas questões relacionadas com o PDM de Anadia", porque, "mal ou bem, o PDM foi elaborado por ele", acrescentou.Catarina Cerca
catarina@jb.pt