domingo, 24 de Novembro de 2024  03:12
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ensopado de Cação

Ensopado de Cação

Pique a cebola e os alhos e leve ao lume a refogar em azeite, juntamente com a folha de louro. Acrescente depois o ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
09-07-2009

Atletismo - ADERCUS


Solange Jesus campeã nacional Sub-23

O fim-de-semana competitivo da ADERCUS-Recer ficou marcado pela conquista de duas medalhas por Solange Jesus no campeonato nacional de sub-23 e outra por Gil Ferreira, no nacional de veteranos. Pela estrada, vários atletas subiram ao pódio em S. Paio de Oleiros.

Foi em Viseu que se disputaram, no último fim-de-semana, os campeonatos nacionais de sub-23, disputados no estádio do Fontelo, nos quais Solange Jesus correu os 3.000m obstáculos na jornada de sábado e nos 3.000m planos, no domingo.

Solange Jesus, anunciada como atleta pré-seleccionada para o europeu na prova de obstáculos, confirmou o favoritismo e demonstrou estar em forma, tendo conseguido mais uma vez os mínimos para Kaunnas. Desde o tiro de partida que a atleta impôs um ritmo muito forte, tendo corrido sempre isolada, chegando mesmo a dobrar várias adversárias, que perderam mais de uma volta, para triunfar em 10min27seg44, com mais de 30seg de vantagem sobre a 2.ª classificada. Em 2.º lugar ficou a atleta Salomé Rocha (FC Vizela) e Ana Nunes (GJ Pinheiro Bemposta), foi 3.ª classificada.

Na segunda jornada, no domingo, Solange correu os 3.000m planos. Nesta distância, a atleta também detinha a melhor marca nacional à partida, mas adivinhava-se um duelo com outra atleta muito cotada, Daniela Cunha (UD Várzea), que viria a ser a vencedora.

Após um quilómetro inicial de indecisão sobre a tomada de liderança da prova, foi Solange Jesus que mais uma vez assumiu esse papel, tendo imposto um ritmo que levou à quebra das adversárias, com excepção da atleta de Paços de Ferreira, com quem travou um duelo lado-a-lado até aos últimos 200m de prova. Daniela Cunha competiu apenas nesta prova e aproveitou para conquistar a medalha de ouro na última volta, que valeu prata a Solange com um registo de 9min57seg15.

Com a conquista de mais duas medalhas em campeonatos nacionais, que completa já uma dúzia na sua jovem carreira, a atleta natural do Rêgo, Oiã, partirá para a Lituânia, no início da próxima semana, onde irá alinhar no dia 17 nas eliminatórias da corrida de 3.000m obstáculos, do campeonato da Europa de sub-23.

No Centro de Estágios do Luso-Mealhada decorreram também os campeonatos nacionais de veteranos, nos quais Gil Ferreira participou na corrida de 5.000m, no sábado. O atleta da ADERCUS-Recer acabou por ser surpreendido por António Sousa (Barcelona 92), que numa mudança de ritmo muito forte à entrada para o quarto quilómetro, conquistou alguma vantagem que Gil viria a reduzir, mas que já não lhe permitiu alcançar o título nacional. Ainda assim, cortou a meta num brilhante 2.º lugar, em 15m45seg de prova. À medalha de prata do campeonato nacional, Gil Ferreira juntou ainda o título distrital.

Em S. Paio de Oleiros, no domingo, a ADERCUS-Recer participou no grande prémio com os atletas mais jovens e também com alguns seniores, que fizeram questão de marcar presença numa das provas de estradas mais antigas do calendário do distrito de Aveiro.

Entre os mais novos, Sérgio Nolasco conquistou a vitória na prova de infantis. Nos benjamins, Paulo Tavares foi 7.º e Ana Alves 19.ª. Em iniciados, Jéssica Coelho foi a 11.ª classificada, seguida por Márcia Cardoso; no sector masculino, Leandro Campos foi 18.º e nos juvenis, Diogo Ferreira cortou a meta no 15.º lugar.

Nas provas rainhas, a ADERCUS-Recer voltou a estar nos principais lugares do pódio: Susana Rosa alcançou o 2.º da classificação geral e o 1.º entre as atletas juniores. Luís Silva foi o grande vencedor na prova masculina, seguido de Ricardo Fernandes que com uma excelente prestação conquistou o 2.º lugar. António Pereira, a preparar a estreia numa maratona, deu também o seu contributo à equipa, tendo sido o 12.º classificado, tendo permitido a conquista de mais uma vitória colectiva.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®