. Quem o afirma é o autarca Litério Marques que, na última semana, reuniu com o principal responsável da entidade Parque Escolar, EPE, tutelada pelo Ministério da Educação. "Há algum tempo, num encontro, deixei a indicação de que a Câmara estaria disponível para colaborar na construção de uma nova ESA, dando também conta na nossa preocupação relativamente à EB 2/3 a necessitar de uma profunda intervenção, dado o estado de degradação em que se encontra", explicou Litério Marques, satisfeito pelo seu apelo ter sido agora ouvido.
Na realidade, após vários contactos com a autarquia anadiense e face à possibilidade de recuperar com obras de fundo a ESA ou avançar para a construção de um novo equipamento de raiz (opção defendida pela Câmara Municipal), a Parque Escolar decidiu-se pela construção, não de uma, mas das duas escolas.
Em Anadia, o responsável pela Parque Escolar deixou ainda a certeza de que, nas próximas semanas, responsáveis por este organismo vão visitar os terrenos já disponibilizados pela autarquia para a implantação dos estabelecimentos de ensino.
Os terrenos estão localizados junto ao Complexo Desportivo de Anadia, por forma a rentabilizar ainda mais os equipamentos que a autarquia possui no local e que poderão vir a ser utilizados pelas escolas (campos de ténis, piscinas, pavilhão).
Contudo, só depois da visita ao local disponibilizado pela Câmara poderão avançar os estudos para a realização de projectos de arquitectura e orçamentadas as obras.
Refira-se ainda que, relativamente à ESA, já o deputado anadiense José Manuel Ribeiro, na Assembleia da República, reivindicou, por diversas vezes, a construção de uma nova Secundária.
Após a apresentação de requerimentos, conseguiu que o Ministério da Educação deixasse a indicação de que Anadia iria ter uma nova Secundária, no último trimestre de 2011.
Na resposta dada em Novembro de 2008, o Governo assumiu a existência de estudos preliminares que apontavam para a substituição da ESA, com um custo estimado de 4 milhões de euros. Na resposta, era deixada a indicação de que as obras de substituição teriam início no último trimestre de 2010. No entanto, nada era dito em relação à EB 2/3 de Anadia, que terá também novas instalações.