que, neste momento, requerem mais preocupação na candidatura de Litério Marques às autárquicas, no concelho de Anadia. O actual presidente e candidato à Câmara, pelo PSD, revelou que, após um encontro realizado na última quinta-feira, com os presidentes de Juntas, eleitos em 2005, das listas "laranja", apenas quatro continuam a necessitar de mais atenção, já que 11 autarcas (das Juntas de Freguesia de Aguim, Avelãs de Caminho, Arcos, Ancas, Amoreira da Gândara, S.Lourenço do Bairro, Moita, Vilarinho do Bairro, Vila Nova de Monsarros, Óis do Bairro e Paredes do Bairro) se mostraram disponíveis para alinhar ao seu lado, nas listas do PSD.
De acordo com Litério Marques, permanecem por definir os candidatos a Avelãs de Cima (uma vez que Armado Pereira, autarca com mais mandatos no concelho de Anadia, não se recandidata); a Mogofores (freguesia onde o PSD nunca conseguiu vencer o seu principal opositor, o PS), Tamengos (o actual autarca Francisco Saraiva ainda se encontra em período de reflexão, não tendo decidido se estará disponível) e Sangalhos, freguesia onde Litério Marques pretende, segundo algumas vozes, regressar à maioria que perdeu nas últimas autárquicas.
"Para Sangalhos quero encontrar um candidato que o povo mereça", disse Litério Marques que, para o encontro com os autarcas, não convocou o actual autarca de Sangalhos, Sérgio Aidos, que na última semana apresentara a sua candidatura à Junta, ainda que "à revelia" de Litério Marques.
Aliás, o facto de ter como candidato à freguesia de Arcos o actual autarca Fernando Fernandes, que integra a Comissão Política do PSD Anadia, reforça a ideia de que o problema de Litério Marques não reside num braço de ferro com quem está ou deixa de estar ao lado de José Manuel Ribeiro, mas sim em não querer Sérgio Aidos como candidato em Sangalhos.
"Não tenho nada contra ninguém dentro da Comissão Política do PSD Anadia. O autarca Fernando Fernandes mostrou-se disponível e, por isso, será o meu candidato à Junta de Freguesia de Arcos", sublinhou.
Embora não responsabilize Sérgio Aidos pelo deslize do PSD nas últimas autárquicas, é um facto que o PSD perdeu muitos votos com a candidatura do bancário, de 53 anos, vendo-se depois obrigado a fazer uma coligação com a CDU.
Tudo indica, agora, que Litério Marques não quer perder mais terreno, em Sangalhos, para os partidos da oposição e que deverá apresentar um candidato que contrarie essa tendência.
Aos jornalistas avança que está a trabalhar há já algumas semanas nas listas e que começou pelas Juntas, por serem os órgãos que estão mais perto das populações. Dentro de poucos dias serão revelados não só o director de campanha, bem como o mandatário, numa altura em que serão igualmente dadas a conhecer as listas à Câmara e Assembleia Municipal.
Uma coisa é certa: na campanha espera não gastar muito dinheiro. "Não farei grandes apresentações. Não é essa a minha prioridade", revela, dando conta que quer, sim, ter listas às Juntas, Câmara e Assembleia Municipal o mais representativas possível das populações.