onsável pela divulgação do Karaté-Do Shotokan Ryu Kase Ha no concelho de Oliveira do Bairro, participou numa acção de formação nos dias 12 a 14 de Junho em Plouay, próximo de Lorient, no centro da Bretanha em França.
A participação nestes cursos é a certeza de que se está no caminho certo, é fundamental para a continuação da linha do Karaté tradicional do mestre Taiji Kase, estar presente, dizer eu estou aqui, pois o Mestre Kase que tanto se esforçou por nos unir nesta pequena Europa, quer agora que nós instrutores saibamos transmitir, um Karaté que têm um ideal, ajudar a juventude a se superar através da disciplina, responsabilidade e do esforço, adquirir bons hábitos desportivos, e relacionar-se equilibradamente com o seu meio, resumindo, ajuda os jovens a crescer e a respeitar.
Compete-nos a nós, instrutores, dar continuidade a esta linha de Karaté a todos os escalões etários, de forma a sentir maior força interior e determinação na aplicação das técnicas.
Não se trata de um desporto de competição, porque a competição tem uma vida curta, é um desporto que requer um esforço permanente, muita paciência, disponibilidade e compromisso.
Um praticante de Karaté-Do tradicional na linha do mestre Taiji Kase pode praticar e melhorar toda a sua vida.
"O Karaté, assim como a vida é uma escola de aprendizagem, onde a formação do carácter é o início, e o grande resultado, a grande lição a aprender é o respeito".
Só com o tempo, suor e humildade se encontra a satisfação neste desporto: Karaté-Do Shotokan Ryu Kase Ha.Sensei Henrique Carriço, 4.º Dan