Correu de feição, para a ADREP/Jóia Aveiro, o último fim-de-semana competitivo, com triunfos e recordes em três frentes. Destaque para Débora Santos que venceu, na sexta-feira, em Leiria, o Quilómetro Jovem das Beiras, disputado pelas duas melhores atletas de cada uma das seis Selecções distritais da região beirã.
Em representação da Selecção de Aveiro, a palhacense Débora Santos mostrou que atravessa um bom momento de forma e dominou a prova destinada ao escalão Juvenil Feminino. A atleta bateu todas as doze adversárias, seleccionadas pelos respectivos distritos, numa exibição incontestável, dada a sua postura ao longo de toda a corrida. Débora Santos impôs o ritmo, desde os primeiros metros, sem forçar. Para testar as adversárias, mudou de andamento à entrada para os últimos 400m e seguiu isolada até à meta, conquistando uma vantagem confortável que lhe permitiria a subida ao lugar mais alto do pódio.
O fim-de-semana ficou ainda marcado pela realização do Campeonato Distrital de Juvenis. Uma competição disputada na pista de Aveiro, também aqui com vários atletas da ADREP em destaque.
Fábio Rodrigues (na foto) foi um dos que mais se evidenciou ao conquistar duas medalhas de ouro, com as vitórias por si alcançadas nas provas de lançamento do peso e lançamento do dardo.
Igualmente em destaque esteve John Martins, também ele duplamente medalhado. O atleta venceu os 300 metros barreiras, estabelecendo um novo recorde distrital, e foi vice-campeão nos 300 metros planos.
Ainda no sector masculino, realce para a medalha de prata alcançada por Ariel Pereira, nos 100 metros. O atleta foi o 2.º classificado na final, com um impressionante registo de 11 segundos e 19 centésimos.
No sector feminino, a iniciada Flávia Costa, mostrou que é já das melhores lançadoras de dardo em todos os escalões do atletismo aveirense. Não só esteve entre as melhores juvenis como venceu mesmo a prova, com um ensaio de 29,40 metros. Bem próxima do recorde distrital de juvenis.
Jéssica Pires acabou por recuperar bem de um problema de saúde que a limitou, durante toda a semana, e foi vice-campeã, nos 800 metros, já depois de, na véspera, ter terminado em 3.º lugar nos 300 metros, com mínimos para o Campeonato Nacional de Juvenis.
Na prova de 3000 metros, o azar bateu à porta de Débora Santos, que se viu a contas com uma forte dor abdominal. Um percalço que lhe custaria o ouro. A atleta acabou por abrandar o ritmo, numa altura em que seguia isolada, tendo caído para o 2.º lugar final.
Também no que a meio fundo diz respeito, há ainda a destacar a vitória assegurada por Sara Barreto, na véspera, na prova de 2000 metros obstáculos.
Sócrates Bôrras esteve em destaque na Taça FPA de Marcha Atlética. O atleta bairradino foi 7.º classificado na prova para atletas do seu escalão e melhorou o seu recorde pessoal em quase 2 minutos.
O Centro de Estágios do Luso recebeu alguns dos melhores marchadores nacionais, no último sábado, para uma competição que acabaria por proporcionar alguns dos melhores resultados da temporada para boa parte dos participantes.
No escalão de infantis masculinos, Sócrates Bôrras evidenciou grandes progressos e melhorou o seu recorde, de 20 minutos e 56 segundos para 19 minutos e 6 segundos.