1-A quatro jornadas para o final do principal campeonato está ao rubro a luta pela manutenção. De momento descem cinco equipas, que até podem ser oito, e em termos de pontuação, tirando a BARC, que já está fora da corrida, está tudo muito embrulhado.
Do penúltimo classificado, que é o Mealhada e conta menos um jogo, caso o vença, a diferença para o sétimo classificado é de apenas cinco pontos, o que não deixa margem de manobra para ninguém. Quem errar nesta altura será a morte do artista.
Ao contrário de outros jogos, o Oiã, desta vez, não desperdiçou o factor casa. Derrotou o Valonguense, outra das equipas que está em dificuldades, e encurtou distâncias para a equipa de Arrancada do Vouga, agora de um ponto.
E quem começa a ficar com a máquina de calcular na mão é o Fermentelos, que de forma surpreendente foi goleado no terreno do Paivense, resultado que permitiu à equipa de Castelo de Paiva igualar na classificação a formação da Pateira.
O jogo Mealhada - Canedo, duas equipas também com a corda no pescoço, foi adiado para o próximo domingo, dia 3, onde o campeonato sofre uma paragem, tal como a 2.ª Divisão, para dar lugar às meias-finais da Taça do Distrito.
Ambas as equipas não podem perder e o Mealhada terá de aproveitar o factor casa para continuar a sonhar com a manutenção.
II DIVISÃO
1-Numa jornada deveras proveitosa para as equipas visitantes, os dois primeiros empataram em casa. O Oliveirinha diante do Calvão e o Mourisquense frente ao Bustos, que mostrou na casa de um dos candidatos à subida de divisão os motivos do excelente campeonato que está a realizar. E subiu para o 5.º lugar graças à vitória do Famalicão no terreno do Macinhatense.
O Luso, terceiro classificado, e que recentemente mudou de treinador - saiu João Garrido e foi promovido a técnico o jogador Idálio - perdeu em casa frente ao Eirolense e perdeu também uma boa oportunidade de se aproximar do 2.º classificado.
O Couvelha foi surpreendido em casa pelo Águas Boas. A equipa de Artur Rabiça volta de novo à boa forma e já leva quatro vitórias consecutivas.
Com alguma naturalidade o Carqueijo ganhou na casa do lanterna vermelha, o CRAC, enquanto o Paredes do Bairro não passou no Bom Sucesso e desceu para a penúltima posição.
Requeixo e NEGE dividiram os pontos.
III DIVISÃO
1-O Aguinense não deu a mínima veleidade ao Rio Meão e subiu ao 5.º lugar. O Troviscalense esteve a ganhar até perto do final da partida em Palmaz, mas nos minutos finais não conseguiu evitar a derrota.
O Mamarrosa perdeu em Alvarenga e continua a descer na classificação, enquanto o Ribeira/Azenha afundou-se no Rocas do Vouga.
O VN Monsarros, campeão dos empates, conquistou o 11.º no terreno do Gafanha D’ Aquém, mostrando que joga melhor fora do que em casa.
O Antes alcançou um bom resultado (empate) no reduto do Santiais. O Sosense não conseguiu contrariar o favoritismo do Severense e acabou goleado.
2-As atenções estão viradas para o Azenha - Aguinense. Trata-se de um derby concelhio e por tal razão não há vencedores antecipados. Jogo para tripla.
O Mamarrosa recebe o líder Ovarense e por aquilo que a equipa de Ovar tem mostrado (ainda não perdeu), a tarefa dos bairradinos será super difícil.
O Troviscalense joga em Alquerubim com o objectivo de ter mais sorte relativamente aos últimos jogos, tal como o VN Monsarros na recepção ao Rocas do Vouga.
O Antes terá em casa um jogo complicado com o Gafanha D’ Aquém, prevendo-se o mesmo no Sosense - Santiais.
TAÇA DISTRITO
1-O Oiã joga em casa o acesso à final frente ao Estarreja, final que se realiza a 6 de Junho em Oliveira do Bairro. O seu opositor está em 2.º lugar no campeonato, numa eliminatória de resultado imprevisível.
Manuel Zappa
zappa@jb.pt