domingo, 24 de Novembro de 2024  03:52
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ensopado de Cação

Ensopado de Cação

Pique a cebola e os alhos e leve ao lume a refogar em azeite, juntamente com a folha de louro. Acrescente depois o ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
25-03-2009

Final distrital do Concurso Nacional de Leitura


Finalistas do distrito escolhidos em Anadia

.ª), da Escola Secundária/3 José Estevão (Aveiro) e Ana Évora (2.ª), da Escola Secundária/3 Dr. Manuel Laranjeira (Espinho), pelo 3.º Ciclo do Ensino Básico e Arturo Lopez (1.º), da Escola Secundária/3 Júlio Dinis (Ovar) e Verónica Fraga (2.ª), da Escola Secundária/3 de Arouca, pelo Ensino Secundário, foram os grandes vencedores da final distrital de Aveiro do Concurso Nacional de Leitura 2008/09 que teve lugar no passado dia 23, no auditório da Biblioteca Municipal de Anadia.

Os alunos (num total de 140 participantes) e docentes de 32 estabelecimentos de ensino do distrito descolaram-se a Anadia para participar neste concurso realizado no âmbito do Plano Nacional de Leitura.

Uma iniciativa que contou com a adesão a cem por cento dos vários estabelecimentos EB 2/3 e Secundárias do concelho de Anadia, quer do ensino público, quer privado, mas que acabariam por não alcançar qualquer lugar de destaque.

Amar os livros. Na oportunidade, Sara Reis Silva, investigadora e docente na Universidade do Minho, lembraria os alunos presentes que "ler é o meio mais eficaz e seguro de crescer numa série de sentidos", enquanto que o poeta, ensaísta e advogado, António Arnaut, revelou aos jovens que o seu gosto pela leitura vem de miúdo e que desde muito cedo começou a ler e a amar os livros. Aos jovens concorrentes deixou ainda um testemunho de paixão pela literatura: "aprendam a lei, porque assim também aprendem a ser cidadãos", concluiu.

A terminar a sessão solene, o autarca Litério Marques sublinharia que a promoção da leitura é uma das grandes bandeiras da Biblioteca, daí ter esta já 1700 utilizadores, após nove meses de entrada em funcionamento.

À vasta plateia de professores e alunos admitiu que hoje "já não somos um país de analfabetos, mas arriscamo-nos a ser um país de iliterados". Daí, a importância deste concurso para a "aprendizagem e domínio da língua".

A terminar, não deixaria de considerar que todos os participantes são, à partida, "vencedores", pelo sacrifício, dedicação e perseverança. "Dedicar tempo à leitura é, por si só, um grande mérito", sublinharia.

Catarina Cerca

catarina@jb.pt


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®