A equipa juvenil da ADREP/Jóia Aveiro foi uma das grandes figuras do atletismo jovem da região, no Campeonato Nacional de Corta-Mato, disputado em Castelo Branco. A equipa bairradina ficou à beira do pódio, cotando-se como a quarta melhor equipa juvenil feminina de Portugal.
Naquela que é considerada a rainha do meio fundo nacional, estiveram todos os grandes valores da especialidade. A ADREP não foi excepção, com a equipa juvenil feminina em grande plano.
Tratou-se ainda assim de um feito notável, tendo em conta a competitividade existente nos escalões de formação. De resto, contrariamente àquela que é a tendência, bem decrescente, em termos quantitativos e até qualitativos, em juniores e seniores.
A equipa palhacense foi liderada por Débora Santos, 15.ª classificada na geral e a melhor atleta do distrito de Aveiro. Não muito distante, em 19.º lugar, chegou Sara Barreto, a segunda atleta da ADREP e a segunda melhor aveirense.
Prestações que dizem bem da qualidade destas bairradinas que, apesar de, pelas suas características, não serem especialistas em corta-mato, chegaram à principal competição nacional, de meio-fundo, e foram as melhores do seu distrito, batendo todas aquelas com quem tinham perdido em competições anteriores.
A homogeneidade da equipa bairradina foi comprovada pelo 23.º lugar assegurado por Jéssica Pires, logo atrás da recentemente sagrada vice-campeã distrital de Aveiro, Sara Couto.
A lesão prolongada de Diana Braga, que acabou por se apresentar em prova quase sem treinos, impediu voos ainda mais altos. A atleta que fechou a equipa cortou a meta bem distante das suas colegas de equipa, em 53.º lugar. Um resultado bem abaixo do seu real valor, que hipotecou, definitivamente, as aspirações palhacenses.
A verdade é que, o quarto lugar alcançado foi a mais forte evidência de que a subida ao pódio estava, perfeitamente, ao alcance da equipa bairradina.
Há ainda a realçar a participação de Mário Amorim, o único bairradino a alinhar na corrida destinada a juvenis masculinos. Entre bem mais de uma centena de adversários, acabou por cortar a linha de meta em 34.º lugar, cotando-se como o 3.º melhor atleta do distrito de Aveiro em competição.
Entretanto, a ADREP participou no Torneio de Abertura de pista em Aveiro. Destaque para as prestações de Ariel Pereira e Fábio Rodrigues, ambos com resultados do melhor nível nacional.
Na velocidade, o juvenil, Ariel Pereira, foi 2.º classificado na série principal da prova rainha de 100 metros, com 11.38, sendo batido pelo reputado sénior Luís Machado.
John Martins foi outra das figuras da jornada. O atleta foi o vencedor destacado da sua série de 400 metros, batendo os principais adversários do seu escalão.
No lançamento do peso, Fábio Rodrigues, também ele juvenil, fez o seu melhor ensaio a 13,12 metros. Um registo que faz dele o 4.º melhor lançador de peso português da actualidade, afirmando-se como sério candidato a uma medalha no Campeonato Nacional, em Junho.
Ainda na área dos lançamentos, destaque para a iniciada, Flávia Costa, que confirmou o favoritismo na prova de lançamento do dardo, vencendo de forma destacada, com 28,48m, deixando a 2.ª classificada a impressionantes 13 metros de distância.