foi, na última quinta-feira, devolvida ao habitat natural na zona do Pereiro, em Avelãs de Cima. A operação esteve a cargo do CERVAS (Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens) estrutura do Parque Natural da Serra da Estrela onde, nos últimos cinco meses, este macho esteve a recuperar de uma fractura numa asa, provocada por um tiro. Baptizado de "Pereiro" momentos antes da libertação, a águia-de-asa-redonda teve como madrinha Vanda Póvoa, administradora das Caves Castelar, que aceitou o convite já que esta empresa, com sede em Avelãs de Caminho, acaba de lançar no mercado uma edição limitada de 150 garrafas, de 1,5 litros, de um vinho tinto Bairrada 2000, cujo rótulo apresenta uma águia desta espécie, revertendo parte da venda das garrafas a favor do CERVAS.
A JB Vanda Póvoa revelou ser habitual a empresa associar-se a iniciativas do género, pelo que acederam ao convite, apadrinhando este animal.
A ave, com cerca de 600 gramas de peso, foi recolhida pelo SEPNA, da GNR, na freguesia de Paredes do Bairro, em Agosto de 2008. Na altura, ainda juvenil, a ave de rapina apresentava uma fractura numa asa que coincidia com um tiro, tendo permanecido estes meses em cativeiro até recuperar totalmente do ferimento.
Embora seja uma espécie que não está em perigo de extinção, os acidentes com estes animais (tiros, atropelamentos, cativeiro ilegal, incêndios florestais, electrocussões) são frequentes. Só no último ano o CERVAS recolheu oito animais do distrito de Aveiro.
A escolha do Pereiro, na freguesia de Avelãs de Cima, para a libertação da águia, prende-se com o facto da espécie nidificar nesta zona, assim como se trata de um local onde estas águias encontram alimento fácil, já que existem vários campos agrícolas.
Associaram-se a esta iniciativa a Câmara Municipal de Anadia, Junta de Freguesia de Avelãs de Cima, Associação de Caça e Pesca do Pereiro e ainda as Escolas Básicas do Pereiro e de Avelãs de Caminho, o Jardim-de-Infância do Pereiro, assim como o Colégio Nossa Senhora da Assunção, onde elementos do CERVAS (o estagiário José Póvoa, do Pereiro e Ricardo Brandão, veterinário) levaram a cabo, na quinta e na sexta-feira, palestras que serviram para sensibilizar as crianças e os professores para a questão da recuperação de animais selvagens.