domingo, 24 de Novembro de 2024  03:12
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ensopado de Cação

Ensopado de Cação

Pique a cebola e os alhos e leve ao lume a refogar em azeite, juntamente com a folha de louro. Acrescente depois o ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
21-01-2009

Investimento ultrapassou um milhão e setecentos mil euros


Poutena - Lar e Creche colmatam lacuna na freguesia

A Creche "Os Pimpolhos" e o Lar de Idosos "Nossa Senhora da Piedade", na Poutena, freguesia de Vilarinho do Bairro, foram inaugurados, com toda a pompa e circunstância, no passado sábado, dia 17.

O Lar, com capacidade para 30 utentes, mal abriu, em Dezembro último, ficou logo com capacidade esgotada, havendo agora uma longa lista de espera com mais de 150 pedidos. Já a Creche, que abriu em Setembro, com capacidade para 35 utentes, é frequentada por 26 crianças, dos zero aos três anos.

Dois equipamentos orçados em um milhão e setecentos mil euros agora inaugurados pelo secretário de Estado da Segurança Social, Pedro Marques, em substituição do ministro José Vieira da Silva.

Após uma prolongada visita ao Lar, que começou a ser construído em 2004, o secretário de Estado realçaria que ambas as infra-estruturas receberam comparticipações financeiras do Estado.

"A instituição deveria ter recebido meio milhão de euros e em dois anos tinha recebido apenas 11 mil euros pelo que, nos últimos dois anos, honramos esse compromisso e transferimos meio milhão de euros", disse, confessando que a preocupação principal do Governo em relação a esta obra foi a de "integrar este equipamento numa estratégia mais global e honrar os compromissos assumidos", até porque existiam no distrito demasiados equipamentos à espera de contratualizações.

Pedro Marques destacaria ainda o facto de recentemente o Poder Central ter apoiado o Lar com uma verba mais pequena para a instalação de equipamento de segurança e de detecção de incêndios.

"A instituição tem beneficiado de vários apoios do Estado, tendo sido, também, em Novembro, assinado o protocolo de cooperação para o funcionamento do Lar", realçou também.

Equipamentos que, segundo este membro do Governo, cumprem dois desígnios: por um lado, ajudam a combater desigualdades, já que devem ser as famílias carenciadas e a classe média a beneficiar destes apoios, por outro, ajudam a enfrentar positivamente o envelhecimento demográfico.

O secretário de Estado deixaria ainda à direcção do CCR Poutena a garantia de que o Poder Central vai apoiar a Creche com verba destinada ao equipamento, pedido este feito pela direcção há já algum tempo.

Carrinha. Na oportunidade, Fernando Pereira apelaria ao membro do Governo para que ajudasse na aquisição de uma carrinha com elevador para servir as valências de Lar e de Apoio Domiciliário, avançando também que as direcções, a população, os emigrantes e empresas amigas têm feito um grande esforço no sentido de colocar estas obras de pé.

Obras que são a prova da vontade da população e que se ficam a dever à generosidade de todos.

Daí reconhecer que os equipamentos agora inaugurados vão, por um lado, fazer frente ao envelhecimento da população, e por outro, colmatar uma grande carência, na medida em que não existe nenhum equipamento do género na freguesia.

"Uma questão que se colocava era a financeira, um obstáculo difícil de ultrapassar, só superado graças à boa vontade da população, dos emigrantes e das instituições bancárias que deram condições", diria o presidente da direcção do CCR Poutena.

Muita burocracia. Por seu turno, o autarca de Anadia, Litério Marques, não deixou de alertar para as muitas questões burocráticas que são uma enorme dor de cabeça, causando constrangimentos de diversa ordem às instituições.

"Tudo serve para complicar a vida das instituições", disse, referindo-se em concreto às Reservas Agrícola e Ecológica.

"Veja-se os casos das IPSS’s da Pedralva e de Amoreira da Gândara. Por que razão não podem ser ampliadas?", chamando assim a atenção do membro do Governo para a necessidade de também estes pequenos empreendimentos terem as mesmas regalias dos PIN - Projectos de Interesse Nacional.

"Dêem mais facilidades a estas pequenas grandes obras. Gostava que outras instituições no concelho, a braços com problemas de ampliação, merecessem ajuda e atenção do Poder Central", diria. Por isso, adiantou que às autarquias resta pouco espaço para manobra, já que apenas podem considerar os equipamentos de interesse público por forma a desbloquear os espaços para a sua implantação.

Catarina Cerca

catarina@jb.pt


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®