É mais uma iniciativa ambiciosa da ADREP, com a realização do 7.º Grande Prémio de Atletismo Vila da Palhaça, prova marcada para 14 de Dezembro e integrada nas comemorações do 32.º aniversário da Associação.
A apresentação pública ficou marcada pela presença das históricas Aurora Cunha e Manuela Machado, madrinhas da competição. A organização pretende conquistar a presença dos grandes nomes da modalidade do panorama nacional e, para isso, conta com o reforço na lista dos prémios monetários. É desta forma que Mário Braga, presidente da ADREP, justificou os 13 mil euros que serão investidos na organização da competição. Outro dos objectivos será trazer à Palhaça cerca de um milhar de atletas, depois dos 800 da edição de 2007.
Renato Duarte, treinador e coordenador da secção de atletismo da ADREP, falou em iniciativa ambisiosa: "O orçamento é o espelho disso mesmo. Queremos ter na Palhaça os melhores e fazer deste GP uma das principais competições da zona Centro a nível de estrada."
António Mota, vereador do Desporto da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, falou de alguns nomes do atletismo concelhio que asseguraram algumas conquistas além fronteiras, tais como Luís Novo, Anália Rosa, Solange Jesus e João Pedro.
O autarca, perante a ambição desta prova, apelidou que "o GP tem que marcar a diferença", daí anunciar que "a Câmara Municipal só tem mesmo de apoiar esta iniciativa", admitindo um apoio de 9 mil euros, cuja proposta será apresentada em reunião de câmara.
No total haverá 10 provas para todos os escalões com a novidade dos juniores competirem de forma separada.
No que respeita aos prémios monetários, no sector masculino serão distinguidos os seniores (20 primeiros) os veteranos (5 primeiros de cada um de 5 escalões) e os juniores (5 primeiros). No feminino, seniores (15 primeiras), as veteranas (5 primeiras) e as juniores (5 primeiras), serão igualmente premiadas.
Para além destes, serão ainda atribuídos troféus aos três melhores atletas de todos os escalões, incluindo o sector de formação. A organização elaborará igualmente uma classificação colectiva, por cada escalão, e atribuirá taças às três primeiras equipas. A participação é aberta a federados e não federados, de todas as idades.