O Padre Plágio realizou a sua última Eucaristia na paróquia de Vilarinho do Bairro no domingo passado, dia 3 de Agosto.
Uma celebração onde estiveram presentes centenas de pessoas, que não quiseram perder o último sermão do pároco, aproveitando também para endereçar algumas palavras de agradecimento e reconhecimento por todo o trabalho levado a cabo na paróquia.
Depois de dois anos passados em terras da Bairrada, Padre Plágio vai agora continuar a sua missão, de serviço religioso, no Arciprestado de Ílhavo, assumindo funções de Vigário Paroquial.
A sua saída foi provocada em grande parte devido aos inúmeros problemas que a paróquia de Vilarinho do Bairro tem, relativamente ao funcionamento e organização. A grande dimensão da paróquia tem provocado divisões de opinião, que terminam num extremar de posições, a que não ajuda, por vezes, alguma falta de cooperação e união por parte de algumas pessoas de Vilarinho do Bairro.
O maior problema agora prende-se com a sucessão do Padre Plágio, uma vez que, devido à escassez de padres na diocese de Aveiro, Vilarinho do Bairro ficará sem padre residente.
Da paróquia de Vilarinho do Bairro sabe-se que tem origem medieval, sendo que uma notícia datada de 12 de Maio de 1721 dá conta da freguesia como fazendo parte do bispado de Coimbra, e em todos estes anos de vigência não há qualquer registo de ausência de pároco.
Segundo pudemos apurar, o Bispo de Aveiro, D. António Francisco, desde que assumiu a Diocese de Aveiro, há cerca de dois anos, já levou a enterrar quatro padres, não se tendo verificado qualquer ordenação. Este é um problema grave, que está a afectar a nossa região e toda a comunidade católica.
O serviço religioso em Vilarinho do Bairro vai ficar sob responsabilidade do Padre Nicolau, que acumula as paróquias de S. Miguel de Vilarinho do Bairro, S. Lourenço do Bairro e Sto. André de Óis do Bairro.
O serviço religioso irá ficar afectado em Vilarinho do Bairro, dado o acumular de trabalho do Padre Nicolau. É uma situação complicada, mas que terá que ser entendida pelas gentes de Vilarinho do Bairro.