A Escola Academia Sporting que vai abrir em Oiã tem em Ricardo Sá Pinto um director confiante nas potencialidades da região e dos talentos que espera captar, num futuro próximo, para a "casa-mãe", a Academia de Alcochete, onde pontificam alguns dos melhores jogadores do país.
"Depois de um estudo exaustivo feito na região Centro, principalmente com incidência no distrito de Aveiro, chegámos à conclusão que a Associação Desportiva de Oiã tinha as condições que consideramos ideais para albergar uma estrutura do nosso clube e potencial suficiente para se tornar uma referência".
A Escola abre oficialmente no início da próxima época e vai ter os escalões de pré-escolas, escolas, infantis e iniciados, ou seja, vai ser direccionada para atletas entre os 5 e os 14 anos. "É um primeiro passo para os jovens atletas do distrito puderem chegar mais longe. Esta é uma grande oportunidade para se ser jogador do Sporting", afiança Sá Pinto.
Os exemplos de jogadores formados pelo Sporting passam para além de Cristiano Ronaldo, por Miguel Veloso, João Moutinho, que também já dá o nome a uma Escola Academia Sporting em Lagoa, no Algarve, e Ricardo Quaresma. Algumas formações do clube já contemplam atletas das escolas academias espalhadas pelo país.