quarta-feira, 27 de Novembro de 2024  20:56
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Esparguete de Lulas

Esparguete de Lulas

Cortar as lulas em tiras finas cozer o esparguete al dente, escorre-lo e mantê-lo quente aquecer 2 colheres de sopa de ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
02-07-2008

Mandela, que celebra 90 anos de uma vida cheia


Editorial - Nelson Mandela

Um espectáculo musical que reuniu dezenas de artistas homenageou o líder sul-africano Nelson Mandela, na passada sexta-feira, no Hyde Park, em Londres. Uma multidão de cerca de 50 mil pessoas aplaudiu e vibrou com a prestação dos artistas mas, sobretudo, prestou tributo à vida excepcional de um Homem que marcou o século XX.

Mandela, que celebra 90 anos de uma vida cheia, disse ao público na ocasião: "Mesmo quando estamos celebrando, devemos lembrar-nos de que nosso trabalho está longe de estar completo - nosso trabalho é por liberdade para todos."

Uma das coisas que levamos da nossa passagem terrena é a possibilidade de conhecermos, convivermos, partilharmos, ouvirmos falar ou, simplesmente, sermos inspirados por personagens excepcionais que marcam o nosso tempo. Cada geração, cada época tem os seus ícones, os seus heróis ou gurus, mas existem aqueles que atravessarão os tempos porque a sua vida inspirou tantos homens que originou mudanças generalizadas.

A civilização humana sempre produziu destes homens e mulheres excepcionais. A diferença no nosso tempo é que eles, ao contrário de antigamente, influenciam globalmente no seu próprio tempo e as suas visões de justiça e humanidade acabam por produzir efeitos ainda durante a sua vida. É uma das vantagens da globalização da comunicação social. Podemos, com agrado, transmitir aos nossos filhos da felicidade de sermos contemporâneos de figuras como Nelson Mandela, João Paulo II, Dalai Lama ou Madre Teresa, assim como os nossos pais nos falaram de Gandhi, Churchill, Kenedy?

A vida de Mandela é um exemplo de inconformismo vitorioso perante a injustiça, o arbítrio, o poder económico incapaz de repartir a riqueza e a renovada escravatura em que se tornou o apartheid. Mandela, felizmente, ainda nos mostra como o diálogo, o perdão, a reconciliação e a capacidade de adaptar as suas próprias ideias aos novos tempos podem ser a arma mais eficaz para combater a pobreza e a injustiça.

António Granjeia*
Director


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®