quarta-feira, 27 de Novembro de 2024  21:05
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Esparguete de Lulas

Esparguete de Lulas

Cortar as lulas em tiras finas cozer o esparguete al dente, escorre-lo e mantê-lo quente aquecer 2 colheres de sopa de ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
28-05-2008

Livros fazerem parte do Plano Nacional de Leitura


Bustos - Pais oferecem livros às Primárias

A Associação de Pais das Escolas Primárias de Bustos (APEPB) ofereceu às duas primárias e à pré-escola da freguesia, na penúltima terça-feira, cerca de 900 euros em livros que fazem parte do Plano Nacional de Leitura.

Segundo Lurdes João Gil, da APEPB, a iniciativa começou a ganhar forma, no início do primeiro período lectivo, quando os pais se aperceberam da falta de livros com que as escolas se debatiam.

Após algumas reuniões e com a listagem de vários livros que os professores consideraram ser necessários, "decidimos organizar várias iniciativas com a intenção de angariar fundos, uma das quais incidiu na venda de um jornal trimestral e na angariação de patrocínios", explica Lurdes Gil.

Esta responsável refere ainda que "inicialmente tínhamos previsto a oferta de 100 euros em livros por cada turma, mas a quantia angariada foi superior e acabámos por oferecer cerca de 900 euros em livros a repartir pelas quatro turmas da Escola Primária de Bustos e da Pré e ainda pelas três turmas da Escola Primária da Quinta Nova".

Apesar dos livros fazerem parte do Plano Nacional de Leitura, tanto a Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, como o Ministério da Educação não têm responsabilidades em dotar as bibliotecas das escolas dos livros necessários.

Recorde-se que o Plano Nacional de Leitura tem como objectivo central elevar os níveis de literacia dos portugueses e colocar o país a par dos nossos parceiros europeus.

É uma iniciativa do Governo, da responsabilidade do Ministério da Educação, em articulação com o Ministério da Cultura e o Gabinete do Ministro dos Assuntos Parlamentares, sendo assumido como uma prioridade política.

Destina-se a criar condições para que os portugueses possam alcançar níveis de leitura em que se sintam plenamente aptos a lidar com a palavra escrita, em qualquer circunstância da vida, possam interpretar a informação disponibilizada pela comunicação social, aceder aos conhecimentos da Ciência e desfrutar as grandes obras da Literatura.

Pedro Fontes da Costa

pedro@jb.pt


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®