O incremento da utilização do caminho-de-ferro no transporte de mercadorias e o potenciar da eficiência na distribuição de produtos é a ambição da autarquia da Mealhada com a plataforma rodo-ferroviária da Pampilhosa, que deverá estar operacional em 2012.
A infra-estrutura ficará localizada na povoação da Pampilhosa, em 10 hectares de terrenos ocupados por uma antiga indústria junto às Linhas do Norte e da Beira Alta, a dois quilómetros do nó de ligação à futura auto-estrada entre Coimbra e Viseu e a quatro do IC2.
"Actualmente, os contentores que vêm de Espanha de comboio têm de ir para Lisboa, porque não existe aqui uma plataforma onde seja possível fazer o interface entre o caminho-de-ferro e a rodovia", disse à Lusa Carlos Cabral, presidente da Câmara da Mealhada, antevendo a importância que a estrutura assumirá regionalmente.
O autarca considera que a plataforma - que define como "pequena, mas extremamente operativa", situada num local "com todos os requisitos de acessibilidades" - constituirá uma mais-valia para as empresas da região Centro do país, localizadas na área de Aveiro, Coimbra e Leiria, na distribuição de produtos.
O projecto de execução da plataforma estima a entrada diária de 125 veículos pesados e seis movimentos de comboios de mercadorias. Representa um investimento de cerca de 10 milhões de euros, montante que Carlos Cabral define como "pouco para as mais valias que vai gerar". A plataforma incluirá quatro linhas de caminho-de-ferro, aproveitando parte desactivada da Linha do Norte.