o ex-ciclista do Boavista, agora a defender as cores da Liberty Seguros, venceu a 4.ª edição do Troféu Sérgio Paulinho, evidenciando-se aos mais directos adversários numa chegada em pelotão. A cerca de 200m da meta efectuou um sprint vitorioso, superiorizando-se a Bruno Neves (LA-MSS) e Francisco Torres (Barbot-Siper), segundo e terceiro classificados, respectivamente, repetindo assim a vitória do ano passado. Os 88 ciclistas que alinharam à partida percorreram os 169,8 km divididos em seis voltas ao concelho de Oliveira do Bairro debaixo de intenso calor, mas sempre com muito público, ao longo de todo o percurso com passagem pelas cinco vilas do concelho.
No início da corrida houve algumas tentativas de fuga, prontamente anuladas pelas equipas do Mista/Benfica e da Liberty Seguros. Ao km 9 saltaram do pelotão aqueles que seriam os grandes animadores da corrida, Marco Cunha (Selecção A), Celestino Pinho (Barbot/Siper) e aquele que viria a vencer as três metas volantes, Nelson Rocha da Madeinox/ Boavista. Estes três ciclistas impuseram um ritmo impressionante à corrida, média de 43.782km/h, e apesar dos cerca de 7.55m que chegaram a ter de vantagem para o pelotão, tal não foi suficiente para impedir a vitória do ciclista da Liberty. O trabalho realizado pelos homens treinados pelo ex-ciclista Américo Silva foi excelente durante toda a corrida e foram eles que praticamente controlaram as hostilidades, o que viria a dar os seus frutos. Durante a última volta, a vantagem dos fugitivos foi diminuindo, acabando por ser alcançados a 4km da meta final, pagando caro todo o esforço até aí despendido. Um deles, Celestino Pinho (Barbot/Siper) seria mesmo o último a passar a meta junto à Câmara Municipal.
Manuel Cardoso conquistou em Oliveira do Bairro a terceira vitória da época, depois dos dois triunfos em Santarém. No final, disse ao JB ser um prémio justo para a sua equipa: "Devo esta vitória aos meus colegas. Como já tinha triunfado em 2007, apostaram em mim e como a chegada se proporcionou ao sprint, acabou por ser bom para mim. Quando arranquei acreditei que podia ganhar. As vitórias são sempre importantes e foi bom para mim e para a Liberty. Vou continuar a trabalhar para me afirmar no pelotão internacional."
Mário João Oliveira, presidente da Câmara Municipal, fez um balanço positivo do Troféu Sérgio Paulino congratulando-se pelo facto dos seus munícipes aderirem a este tipo de iniciativas.