quarta-feira, 27 de Novembro de 2024  21:03
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Esparguete de Lulas

Esparguete de Lulas

Cortar as lulas em tiras finas cozer o esparguete al dente, escorre-lo e mantê-lo quente aquecer 2 colheres de sopa de ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
26-03-2008

O estudo foi muito bem visto pela Câmara


Perrães - Casa Rural no Parque Carreio Velho

O Parque do Carreiro Velho (Perrães), que vai sofrer uma grande e profunda reestruturação, vai receber mais um equipamento - uma casa rural que será ao mesmo tempo casa-museu, para recolha e memória de muitas alfaias agrícolas, anunciou o presidente de Direcção da Amper, Jaime Pereira, durante o almoço comemorativo do 28º aniversário, que decorreu no dia 16.

Preservar a arqueologia rural. "O estudo foi muito bem visto pela Câmara", realçou aquele dirigente, estando a ser ultimado o projecto, da responsabilidade de um gabinete de arquitectos do Porto. Este vem trazer algo de novo ao projecto, inicialmente apresentado, para a requalificação do Parque do Carreiro Velho, enriquecê-lo, na medida em que "é importante para o concelho", na opinião de Jaime Pereira.

A construção de uma casa rural, em adobe, segundo os métodos então usados, com as divisões normais ("sala do Senhor", quartos, cozinha e lareira e forno de cozer pão ou chanfana, alpendre), adega, pátio e casa da eira, terá assim "uma função didáctica e pedagógica importante para as nossas crianças", acrescentou, e não só, acrescentamos nós. É, efectivamente, o melhor modo de preservar a arqueologia rural de há meio século, para que haja memória, porque "muitas coisas se vão perdendo". Ao mesmo tempo, esse equipamento fará do Carreiro Velho um parque diferente, "único a nível concelhio e distrital". Aliás, o projecto tem boas pernas para andar. Correm bons ventos para os lados do Carreiro Velho, não só da parte da Câmara, mas também porque o projecto já tem parecer favorável da CCDRC (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro) e ICN (Instituto de Conservação da Natureza).

Será mais um elemento a acrescentar às potencialidades turísticas do concelho, através da natureza. "Vai ser uma referência."

Tempo e financiamentos. "Gostaríamos que, durante este nosso segundo mandato [que é também final do primeiro mandato do actual elenco camarário] a obra fosse executada mas, se não for concluída, pelo menos que esteja adjudicada", foi o apelo lançado por Jaime Pereira.

Entusiasmo pela obra mostrou Mário João Oliveira, porque, disse, não se trata apenas da requalificação da zona do Carreiro Velho. Este projecto é mais amplo e vai ser levado a cabo, tendo em conta a ligação com outros parques, a sul, a começar pelo do Prego, também de Perrães, e, a norte, parques de Espinhel e Óis da Ribeira. "A dimensão é superior à dimensão local", fez questão de realçar o edil, mas mais: "a Câmara Municipal tem estado empenhada na execução do projecto", mas lembrou que "sem candidaturas a apoios, não tem hipótese de avançar". Entretanto prometeu, pessoalmente, que tudo fará para que as candidaturas tenham êxito, "com uma forte comparticipação e tão depressa quanto surjam as obras".

Armor Pires Mota

armor@jb.pt


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®