A segunda edição do Angarna BTT, prova de btt que, como o nome indica, vai acompanhar e atravessar o Rio Angarna, não só na freguesia de Vila Nova de Monsarros, como nas freguesias limítrofes, realiza-se já domingo. São cerca de 200 os participantes inscritos e a prova, que ao desporto associa uma componente ligada ao Ambiente, tem também um cariz social.
Serão 56 quilómetros de adrenalina, por entre subidas e descidas de mata, em vários tipos de piso e com várias travessias do Angarna, num encontro de dificuldade média/alta, que, a uma semana de se realizar (16 de Março) já tinha praticamente as inscrições esgotadas.
Como na primeira edição, a organização optou por dar um cariz social à prova, revertendo 30% da receita angariada para o Centro de Apoio Social de Vila Nova de Monsarros, instituição que, ao fim de 10 anos, conseguiu abrir portas, mas que, como reconheceu António Duarte, presidente da Junta de Freguesia local e vice-presidente do Centro, enfrenta ainda sérias dificuldades económicas. Além do apoio monetário, a organização lançou ainda o repto aos participantes, para que tragam consigo um brinquedo e uma peça de roupa, para que estes sejam ofertados à Casa do Redolho de Águeda, que apoia crianças dos seis aos 15 anos.
A outra vertente da prova é Ambiental. Os jovens vão oferecer um pinheiro bravo aos participantes, que estes deverão plantar de forma original. O desafio é que enviem fotos da plantação à associação Angarna, no espaço de um mês depois do raid, e esta premiará a originalidade e qualidade da fotografia.