domingo, 24 de Novembro de 2024  02:34
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ensopado de Cação

Ensopado de Cação

Pique a cebola e os alhos e leve ao lume a refogar em azeite, juntamente com a folha de louro. Acrescente depois o ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
05-03-2008

Com Ieltsine a Rússia viveu os dias gloriosos da liberdade


Editorial - A Leste (Rússia) nada de novo

Depois dos muitos anos de ditadura soviética a Rússia libertou-se.

Com Ieltsine a Rússia viveu os dias gloriosos da liberdade e da democracia mas também o descalabro de um estado em decomposição, dilacerado pela corrupção, desemprego e especulação, ocupado pela ascensão de capitalistas sem regras e desprovidos de valores éticos e onde se vendeu ao desbarato o que restava do aparelho produtivo comunista.

Com Putin, a Rússia retomou o caminho da ordem, da recuperação económica e da modernização. A Rússia aproximou-se da Europa e impôs a sua voz nas mais importantes questões da cena mundial. Paulatinamente, Putin mostrou aos russos que poderiam voltar a acreditar no seu País, readquirindo a importância que teve no tempo dos sovietes, recuperando também o aparelho militar.

Mas a era Putin trouxe aos russos muitas dores de cabeça.

Transformou o seu partido numa máquina de influência pessoal com os tiques e práticas de um partido único, dando aos adversários apenas o palco suficiente para encenar uma espécie de democracia. Os russos protestaram, mas acabaram por se adaptar. Afinal, Putin conta com a ajuda da habituação e resignação da população a este tipo de regimes. Viveu-se assim na Rússia Czarista e nada mudou na antiga União Soviética. Nos mesmos Gulacs apodrecem agora os opositores do presidente e os serviços secretos mantêm a mesma eficácia na eliminação de jornalistas incómodos como Anna Politkovskaia ou opositores decididos como Alexander Litvinenko. O que parece pesar no pensamento do russo comum, mais do que os valores ocidentais da democracia e liberdade, é dinheiro no bolso, uma vida com menos máfias e um sentimento de poder recuperado da nostalgia soviética.

No plano político, Putin prepara-se para dominar a Rússia de modo algo parecido como fez Salazar em Portugal. Na impossibilidade constitucional de se manter eternamente no cargo de Presidente, Putin passa a primeiro-ministro e arranja uma figura menor para corta-fitas, Dimitri Medvedev.

António Granjeia*
Director do Jornal da Bairrada


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®