Água, pão, vinho e leitão são as quatro maravilhas do concelho da mealhada que servem de mote à maratona de BTT, que sai à rua no próximo dia 2 de Março. O Núcleo Sportinguista da Mealhada, organizador do evento, conta com a participação de 700 pessoas.
A prova vai dividir-se em duas corridas. A meia maratona, com cerca de 40 quilómetros, e a maratona, para os mais resistentes, com o dobro do percurso: 80 quilómetros. Nas duas, uma "alta dificuldade": a subida à Cruz Alta, com mais de 500 metros de altitude. Das provas do dia destaque para a Maratona Serra do Buçaco-Mealhada, que integra o Campeonato de Maratonas da Gândara e Bairrada, e se associa, este ano, à iniciativa.
Um sinal de qualidade da iniciativa, sublinha a organização, é o facto de estarem já inscritos 60 participantes, oriundos de todo o país, do Porto ao Algarve. "Vem toda a gente, de todo o lado", sublinham os representantes do Núcleo, garantindo que o padrinho da prova, o famoso ciclista português, Marco Chagas, também marcará presença, no próximo dia 2.
Para o vereador do desporto da autarquia, António Jorge Franco, a iniciativa, que já tem alguma tradição", insere-se "no projecto de desenvolvimento desportivo da Mealhada", pelo que mereceu o apoio institucional da Câmara. Além de que promove a gastronomia local e o próprio concelho, já que o itinerário foi pensado também para os participantes descobrirem a paisagem, por entre caminhos da Mealhada, do Luso, do Buçaco e de Penacova.