domingo, 24 de Novembro de 2024  03:50
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ensopado de Cação

Ensopado de Cação

Pique a cebola e os alhos e leve ao lume a refogar em azeite, juntamente com a folha de louro. Acrescente depois o ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
07-02-2008

Distinguido pela FPF


Futebol - Joaquim Albano sócio de mérito

Joaquim Albano Miranda da Costa, actual presidente da Assembleia-geral da Associação de Futebol de Aveiro, foi distinguido com a condição de Sócio de Mérito da Federação Portuguesa de Futebol. A deliberação foi tomada por unanimidade por todos os sócios ordinários da FPF na Assembleia-geral federativa realizada no passado dia 26 de Janeiro, em Lisboa.

Joaquim Albano Miranda Costa, natural de Águeda, foi jogador do Recreio Desportivo de Águeda e da Associação Desportiva Valonguense e era presidente da direcção do Águeda quando este clube ascendeu à então I Divisão do futebol português, na época de 1982/83. Foi também presidente da Assembleia-geral da extinta Associação Académica de Águeda, que na altura fomentava a prática do andebol.

Em 1983 iniciou funções executivas na Associação de Futebol de Aveiro, como vice-presidente da direcção de José Pinho Leão, de quem viria a afastar-se devido ao "caso Gerúsio", que impediu o Recreio Desportivo de Águeda de voltar à I divisão, direito que o clube aguedense veio a perder na secretaria, face à utilização irregular daquele jogador brasileiro num jogo com o Académico de Viseu, que o Recreio Desportivo de Águeda ganhou em campo por 3-0, mas quem subiu foi o Elvas. Em 1986 Joaquim Albano Miranda Costa, integrou a lista de Gilberto Madail, como vice-presidente da direcção, vencendo precisamente José Pinho Leão, passando a presidente da direcção aquando da ida de Madail para a Federação, cumprindo depois dois mandatos como presidente eleito da AFA, cargo desempenhado até 2002, altura em que passou a presidir à Assembleia-geral, cargo que actualmente ocupa, sendo substituído na liderança do executivo por Elísio Amorim Carneiro.

Num período transitório, Joaquim Albano Miranda da Costa foi também suplente da direcção da FPF, que agora reconhece a importante contribuição que o referido dirigente deu ao futebol, primeiro como praticante, mas principalmente como dirigente.

A entrega do Diploma de Sócio de Mérito agora atribuído ainda não tem data marcada, devendo ocorrer em função da disponibilidade de Gilberto Madail e de outros nomes sonantes do futebol português. Joaquim Albano confessa que esta importante distinção "é importante, não tanto para mim, que sempre procurei dar o melhor ao futebol, mas sobretudo para esse mesmo futebol, que foi uma das minhas grandes paixões ao longo de décadas".

Jacinto Martins


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®