A equipa de atletismo da ADREP submeteu-se, no passado fim-de-semana, a uma das maiores provas de fogo, desta fase mais recente. A formação palhacense, totalmente constituída por atletas muito jovens, defrontou a nata do atletismo português, no Campeonato Nacional de Clubes, disputado em Espinho (masculinos) e Pombal (femininos).
Com uma média de idades fixada entre os 15 e os 16 anos, as equipas, masculina e feminina da ADREP, desfilaram nos dois maiores palcos do atletismo. Os jovens bairradinos tiveram oportunidade de defrontar as grandes estrelas nacionais, tal como os Olímpicos, Nelson Évora, Naide Gomes ou Arnaldo Abrantes.
Esta participação serviu, essencialmente, para as jovens promessas deste emblema bairradino ganharem alguma experiência, numa verdadeira reedição de um embate entre David e Golias.
O expoente máximo da participação da ADREP, nesta competição, terá sido a vitória de Ariel Pereira, de apenas 15 anos, na primeira de 3 séries de 60 metros, em disputa. Este atleta, que cumpre apenas o seu primeiro ano no escalão juvenil, bateu os seus adversários, todos eles juniores e seniores, de uma forma bastante convincente.
Jorge Batista também esteve em bom plano, tendo sido 5.º classificado na sua série, de 1500 metros, com mínimos para o Campeonato Nacional de Juvenis. Ainda no meio fundo, destaque para Miguel Rodrigues, que bateu, por larga margem, o seu máximo pessoal, nos 3000 metros.
No sector feminino, foi Soraia Ruas quem mais se evidenciou. A atleta, ainda juvenil de 1.º ano, foi a 12.ª classificada, na geral do lançamento do peso, tendo pontuado, neste campeonato, por mais de um metro.
No passado domingo, os mais jovens foram até Ílhavo, disputar o Grande Prémio local. Logo a abrir, o iniciado, Ruben Reis esteve em grande, tendo terminado a sua prova na 3.ª posição. Este atleta, que apenas subiu de escalão esta época, vem evidenciando claros progressos, demonstrando, claramente, estar cada vez mais adaptado às distâncias superiores.
Igualmente moldada ao novo escalão está Sara Barreto, que apesar de cumprir o seu primeiro ano como juvenil, não deixou de subir ao pódio, depois de ter terminado a sua prova na 2.ª posição.
Nas infantis, foi Andreia Santos quem mais brilhou. A atleta bairradina bateu boa parte da concorrência, tendo cortado a meta no 3.º posto.