a Associação Desportiva e Cultural Sosense aposta no futebol do Inatel. Outra aposta que aí vem, esta muito mais arrojada, é um pavilhão a construir junto ao armazém da Junta de Freguesia, numa parceria entre a Câmara Municipal de Vagos, a Junta de Freguesia de Sosa e o Sosense. Trata-se de uma infra-estrutura que vai arrancar ainda este ano e que todos prevêem que esteja concluída em meados de 2009.
"Ainda não sabemos qual a modalidade em que vamos apostar. É nossa ideia dar ocupação ao pavilhão com diversas modalidades e para diversas idades. É uma necessidade para a nossa terra e reconhecida pela autarquia", comentou José Augusto Martins.
A nível do futebol, a direcção pouco ou nada fez, apenas deu continuidade ao que foi feito no ano passado. "A Associação está mais estável em termos organizativos. Foi mais fácil arranjar a equipa, pretendemos dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelo Alfredo Neves".
Para o presidente do Sosense, "o plantel é praticamente o mesmo, reforçado com 6 jogadores. Os objectivos são os mesmos. Primeiro a participação, e só depois o lado competitivo".
E para quando o regresso à AFA? "Não é a minha ideia, pelo menos a nível sénior. Nas camadas jovens é difícil a iniciação. Os pais são um bocado exigentes, as condições não são as melhores, não há um sintético para cativar os miúdos", afirmou José Augusto Martins.
Num orçamento que não ultrapassa os 2500 euros, o líder do Sosense, que irá prolongar o seu mandato por mais dois anos, diria que "a primeira base de apoio vem da direcção. Temos uma equipa bastante unida, sempre disponível para trabalhar, duvido que haja coisa assim ao nível da disponibilidade total".
A Junta de Freguesia tem ajudado com máquinas e materiais, ajudou a pagar os projectores da iluminação. A Câmara de Vagos dá um subsídio, deixou explorar as tasquinhas da bienal do pão e, durante o ano, o clube organiza diversas actividades.
Alfredo Neves continua como treinador. O Inatel tem-no cativado, há bom futebol e bons jogadores. Para a actual época, o técnico espera fazer melhor do que o 8.º lugar do ano passado: "A aposta é lutar pelos primeiros lugares. A equipa dá-me mais garantias, tenho mais opções e o plantel é mais equilibrado em todos os sectores".
Alfredo Neves não esconde o desejo de ver o seu Sosense de novo nos distritais da AFA, das campanhas de outros tempos, que os sócios apoiem mais jogadores e direcção.