que integra, em Sangalhos, os três lagos, situados próximo da Quinta dos Kiwis, em S.João de Azenha, foi limpa, na última semana, num esforço conjunto que envolveu a autarquia de Sangalhos e a Câmara Municipal de Anadia. Agora, a autarquia sangalhense, numa iniciativa sem precedentes, está disposta a pagar compensações a quem denunciar infractores que poluam, com despejos ilegais, este ou outros locais da freguesia.
"Não podemos tolerar estas situações. Queremos contar com os populares, para que se mantenham atentos e denunciem alguma movimentação estranha no local, por forma a pôr cobro a esta falta de civismo e de respeito pelo ambiente", destacou o autarca sangalhense.
Ao todo, e ao longo de um dia, foram retirados do local, com ajuda de uma retro-escavadora e um camião (da Câmara Municipal), tractor e pessoal da Junta, mais de 15 carradas de lixo.
A zona, que tem sido, ao longo dos anos, alvo de sucessivos crimes ambientais (despejos ilegais de todo o tipo de lixos, desde plásticos, vidros, passando por entulhos, óleos, sucata, entre outros) foi agora finalmente limpa, após Sérgio Aidos, em Agosto último, ter solicitado apoio (máquinas) à Câmara Municipal, para proceder à limpeza do local, lamentando, contudo, só agora a edilidade atender ao seu pedido.
O autarca sublinhou ainda o esforço que tem vindo a ser desenvolvido pelo Agrupamento de Escuteiros de Sangalhos que por ali tem andado a juntar e a recolher, na zona da Ribeira/Chã, centenas de quilos de desperdícios.
"Embora saibamos que os cartazes a proibir o despejo de lixos durem pouco naqueles locais, vamos colocá-los à entrada dos caminhos de acesso a estes espaços, na esperança que sejam cumpridos, todavia intensificaremos a fiscalização", acrescentou o autarca, que tem contado pernamentemente com a colaboração da GNR.