A creche do Recanto da Natureza, na Tojeira, na Palhaça, é um verdadeiro mimo. Custou cerca de 500 mil euros e vai ser inaugurada até ao final do mês.
Segundo Justiniano Santos, presidente da Associação Recanto da Natureza, a obra demorou um ano a ser construída e contou com o apoio de fundos do Feder (109 mil euros) e do Estado Português (70 mil). O restante montante - mais de 50% - foi suportado pela própria instituição.
Justiniano Santos diz que não foi fácil chegar ao actual ponto, no entanto, "o trabalho está à vista de todos".
"A obra está praticamente acabada e pronta a funcionar", acrescentando que "as inscrições para as crianças já estão abertas, enquanto que os futuros funcionários já começaram a ser entrevistados".
A creche terá sete salas, com uma capacidade prevista e apoiada pela Segurança Social de 33 crianças. No entanto, a lotação, em termos de infra-estruturas, é muito superior, garante Justiniano Santos.
O presidente da direcção explica ainda que "o apoio da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro foi uma mais valia na elaboração do processo e na prestação de assistência técnica à obra.
O mesmo também se pode dizer da Junta de Freguesia da Palhaça que "nos ajudou nos trabalhos de uma servidão e nos prestou sempre apoio. Penso que tanto a câmara como a junta de freguesia foram inexcedíveis na colaboração que nos prestaram", afirma Justiniano Santos.
Apenas há um ano à frente dos destinos da instituição, Justiano Santos já pretende avançar para o alargamento da valência do lar do Recanto da Natureza. "Para o efeito já comprámos um terreno com cerca de 10 mil m2, mas agora estamos empenhados em ajardinar um espaço que liga os dois edifícios (o lar e a creche).
Justiano Santos afirma ainda estar preocupado com as acessibilidades ao Recanto da Natureza, uma vez que o trânsito vai aumentar com a abertura da creche e as vias rodoviárias estão em mau estado.