e Cidadania (IEC) da Mamarrosa, Oliveira do Bairro, foi adjudicado, na última quinta-feira, pelo valor de 498 mil euros, acrescido de IVA. A obra que já está alvorada, tem um prazo de execução de dois meses. O IEC é um instituto sem fins lucrativos que tem por objectivo a promoção da educação e cidadania activa, como bens comuns essenciais à formação dos cidadãos e ao desenvolvimento.
Segundo Mário João Oliveira, desde o início, "este assunto foi amplamente debatido e aclamado como um objectivo a levar por diante naquele local". "É um investimento muito significativo que vai ser feito na freguesia da Mamarrosa", esclarece Mário João Oliveira.
Já Laura Pires, vereadora da cultura, referiu que o seu promotor, Arsélio Pato, "está informado de todos os prazos do andamento das obras". "Vai ser um espaço que, entre muitas estruturas, contemplará um auditório para cerca de 100 pessoas", acrescentou.
Segundo um protocolo assinado, recentemente, entre Junta de Freguesia da Mamarrosa, Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, IEC e o Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) da Universidade de Coimbra, os objectivos do IEC "são compatíveis, e em muitos sentidos coincidentes com os fins educacionais, culturais e de desenvolvimento que devem persistir a algumas das directrizes das autarquias, em face dos desafios modernos".
O Instituto, que ficará localizado no edifício em construção das futuras instalações da Junta de Freguesia da Mamarrosa, promoverá o acesso a novas oportunidades de educação e de formação específica compatível com os desafios da sociedade moderna. O IEC "vai fomentar ainda a participação activa nas actividades do IEC por cidadãos que se tenham distinguido nas suas actividades empresariais, culturais ou académicas, que sirvam de "role models" às novas gerações".
Ainda segundo o protocolo, "o sucesso dos estudantes no ensino superior depende muito da sua vocação para os cursos que escolhem. Até porque completar um curso superior já não dá acesso automático a emprego".