É assim que o autarca César Andrade define a obra que vai inaugurar, durante o próximo mês de Outubro, na freguesia de Avelãs de Caminho, ainda que faça um apelo à população no sentido desta se unir, contribuindo para equipar a mesma. As obras, orçadas em seis mil euros e realizadas no decorrer do último ano, transformaram em Casa da Cultura as antigas instalações do Posto da GNR que deverão receber, já no próximo mês, as associações locais que aqui terão um espaço privilegiado para desenvolverem os seus trabalhos.
Para além de uma biblioteca e de um espaço Internet, o edifício vai acolher a Associação Cultural Avelense que, segundo o autarca, "pelo trabalho desenvolvido merece ter aqui instalada a sua sede". De igual forma, o Grupo de Cantares "Sons de Avelãs" irá ter aqui um espaço para ensaiar e reunir.
Agora, a autarquia pretende que este espaço abra diariamente, pelo que irá, junto do Centro de Emprego de Águeda, tentar encontrar uma pessoa com formação para aqui prestar todo o apoio necessário aos utentes deste espaço.
Quanto à Casa, que vai ser mobilada com secretárias, cadeiras, estantes, armários, durante as próximas semanas, César Andrade deixa um apelo para que toda a população se associe à autarquia contribuindo, sobretudo com livros, para a biblioteca.
"Apelamos à solidariedade da população para que nos facultem livros para equipar a biblioteca", assim como não deixa de referir serem igualmente necessários dois computadores: "aceitamos tudo o que nos queiram dar, já que não temos verbas para equipar o espaço (de início) como pretendíamos." César Andrade confessa tratar-se do primeiro equipamento do género na freguesia e que vem dar resposta a uma grande lacuna, recordando que este espaço poderá funcionar como um local de estudo e convívio para os jovens que após as 17 horas, quando saem das escolas, não têm onde ficar. "No fundo, trata-se de um centro ocupacional onde os mais pequenos e os mais idosos também têm lugar", acrescenta.
Para além de um centro de leitura (para os mais velhos), a Casa disponibiliza ainda um espaço para os mais pequenos: "vamos ter aqui um local acolhedor onde podem pintar um desenho, recortar uma imagem, num espaço criado para eles, enquanto os pais utilizam os outros espaços."
Todavia alerta: "estas são as nossas pretensões, pois só iremos avançar com estas ideias à medida que as finanças da autarquia o permitirem". Assim, reconhece que equipamento, como televisão, vídeo, computadores, impressoras só serão adquiridas gradualmente, a não ser que alguns beneméritos da freguesia queiram colaborar, cedendo este tipo de equipamentos para melhor apetrechamos a Casa".
A inauguração deste espaço deverá acontecer durante o próximo mês de Outubro, tendo a autarquia convidado a Associação dos Artistas Plásticos da Bairrada para aqui realizar uma exposição.