encontra-se a limpar o rio Águeda, desde o dia 9 de Agosto, altura em que foi lançada à água na zona do Sardão. É a primeira vez que a máquina se encontra fora da Pateira de Fermentelos, onde iniciou há vários meses a limpeza daquela lagoa.
Assim, a Câmara Municipal de Águeda pretende remover a vegetação aquática do Rio Águeda beneficiando a prática da canoagem e embelezando o espaço que servirá de acolhimento aos milhares de visitantes que são esperados para a Festa do Leitão à Bairrada que decorrerá de 5 a 9 de Setembro.
A festa será realizada na Praça 1º de Maio.
Recorde-se que a ceifeira aquática, nos primeiros dois meses de funcionamento, já recolheu três mil metros cúbicos de jacintos na Pateira de Fermentelos, a maior lagoa da Península Ibérica. Mas mesmo com tantos jacintos recolhidos, a operação de limpeza está longe de estar terminada.
É que segundo Gil Nadais, presidente da Câmara Municipal de Águeda, a limpeza da Pateira não está prestes a ser concluída", longe disso, pois "o problema é irresolúvel".
"Este é um trabalho para ser feito de forma contínua, ao longo dos anos", sublinhou o autarca que pretende travar a proliferação desta praga, até porque os custos são baixos relativamente ao trabalho que está ser desenvolvido e que poderá ser alargado durante os sete dias da semana.
Esta máquina, que foi adquirida no Canadá, é composta por um tapete rolante de descarga e equipamento de transporte. Está preparada para cortar algas e outras plantas aquáticas até uma profundidade de 1,60 metros.Todo o sistema mecânico deste equipamento é hidráulico e pode transportar até 12m3 de jacintos ou até um máximo de quatro toneladas.