|
NOTÍCIAS | | | 24-05-2007
| Região centro com 20 bandeiras
| Bandeira Azul - 189 praias galardoadas, menos 15 do quem em 2006 |
| A associação da Bandeira Azul atribuiu este ano menos 15 galardões do que no ano passado, autorizando 189 praias a içar a bandeira a partir de 1 de Junho, o que contraria a tendência de aumento dos últimos cinco anos.
"Não é preocupante esta descida, tendo em conta que Portugal continua a ser um dos países da Europa do sul com mais bandeiras e que a maioria das bandeiras que se perdem este ano se justificam com falta de candidaturas das autarquias e não por falta da qualidade de água, por exemplo", afirmou o presidente da associação Bandeira Azul Portugal, José Archer.
Tendo em conta que Portugal tem cerca de 425 praias costeiras e mais 53 fluviais, o galardão abrange quase metade das zonas balneares do país.
Os primeiros galardões foram içados em 1987 em 67 praias, número que aumentou para 114 bandeiras 10 anos depois.
Mas nos últimos anos as atribuições tinham sempre aumentado, desde as 132 bandeiras em 2001, 169 em 2003 e 190 em 2005.
Uma das principais razões para a ausência de candidaturas de algumas praias ao galardão prende-se com obras em curso junto a algumas zonas balneares no âmbito dos Planos de Ordenamento da Orla Costeira (POOC) ou, como aconteceu este ano, por os municípios não fazerem a análise quinzenal da qualidade das águas como obriga o regulamento da Bandeira Azul.
A região que mais perdeu galardões foi a de Lisboa e Vale do Tejo (10), seguida pelo Algarve (nove) e pelos Açores (três).
A região Norte conquistou 34 bandeiras azuis, menos uma do que na época balnear passada, contando este ano apenas com sete municípios uma vez que Arouca perdeu a única bandera que teve o ano passado na praia do Areinho.
Embora esta região tenha perdido três galardões - nas praias de Vila Praia de Âncora (Caminha), Cabo do Mundo (Matosinhos) e Areinho (Arouca) -, ganhou duas novas bandeiras nas praias de Moledo (Caminha) e de Cepães (Esposende).
O centro ganhou três novas bandeiras face a 2006, ficando com um total de 20, uma vez que registou quatro novos galardões - Aldeia Viçosa (Aldeia Viçosa), Poço da Cruz (Mira), Louçainha (Penela) e Carvoeiro (Mação), mas perdeu o galardão na praia Costa Lavos (Figueira da Foz).
O centro registou assim a entrada de dois novos concelhos nas candidaturas à Bandeira Azul (Mação e Penela) e uma Junta de Freguesia (Aldeia Viçosa), a única em todas as candidaturas nacionais ao galardão.
Lisboa e Vale do Tejo voltou a ser a segunda região do país com mais bandeiras (38), a seguir ao Algarve (46), mas perdeu 10 galardões em relação à época balnear de 2006.
A maior razão para esta quebra da região está relacionada com o concelho de Torres Vedras que perdeu nove bandeiras (praias de Santa Rita Sul, Navio, Mirante-Santa Cruz, Pisão-Santa Cruz, Física-Santa Cruz, Centro-Santa Cruz, Santa Helena, Formosa e Azul), mantendo o galardão apenas na zona balnear de Santa Rita Norte.
"O problema em Torres Vedras está relacionado com obras do Plano de Ordenamento da Orla Costeira, que não permitiu a candidatura de várias zonas balneares", explicou o presidente da associação José Archer.
Além destas nove bandeiras, Lisboa e Vale do Tejo perdeu ainda os galardões das praias de Água de Medeiros e de Pedras de Ouro (concelho de Alcobaça), de Porto Calada (Mafra) e de São Pedro do Estoril (Cascais).
Em contrapartida, registou a reatribuição do galardão à praia de Carcavelos (Cascais), uma vez que foi resolvido um problema relacionado com o esgoto do concelho, e ainda mais duas novas bandeiras para as praias Morena (Almada) e Moinho de Baixo - Meco (Sesimbra).
O Alentejo obteve as mesmas 12 bandeiras da época balnear passada, uma vez que os três galardões que perdeu - nas praias Tróia-Mar e Atlântica do concelho de Grândola e em Fonte do Cortiço em Santiago do Cacém - foram compensados com a atribuição este ano das bandeira à Quinta do Alamal (Gavião) e às praias Vasco da Gama (onde vai ser içada a primeira bandeira azul este ano) e Grande Porto Covo do concelho de Sines.
O Algarve perdeu nove bandeiras, recebendo esta época balnear um total de 46 galardões, mas continua a ser a região portuguesa com mais galardões.
Uma das principais razões para a redução da quantidade de bandeiras foi a ausência de candidaturas de todas as praias do Concelho de Vila do Bispo, que em 2006 tinha recebido o galardão em 8 praias: Cordoama, Castelejo, Mareta, Martinhal, Ingrina, Zavial, Salema e Burgau.
O concelho de Lagoa também não vai içar o galardão nas praias de Ferragudo, Pintadinho e Carvoeiro, como tinha feito em 2006, mas o Algarve suavizou estas perdas com a nomeação de mais duas praias que não tinham bandeira no ano passado: Vilamoura (Loulé) e Lota (Vila Real de Santo António).
O arquipélago dos Açores vai receber este ano menos três bandeiras, num total de 23: perdeu o galardão nas praias de Ribeira Quente (Concelho de Povoação), Negrito (Angra do Heroísmo), Pópulo (Ponta Delgada) e S. Lourenço (Vila do Porto), mas teve uma nova atribuição na praia de Quatro Ribeiras (Praia da Vitória).
A Madeira teve mais uma bandeira para a zona balnear de Ponta Delgada (São Vicente) arrecadando um total de 16 galardões.
Lista das praias com bandeira azul em 2007:
NORTE (34):
Concelho de Caminha: Caminha e Moledo;
Concelho de Macedo de Cavaleiros: Albufeira do Azibo (fluvial);
Concelho de Viana do Castelo: Afife, Arda, Paçô, Carreço, Cabedelo, Amorosa e Castelo de Neiva;
Concelho de Esposende: Cepães, Suave Mar, Ofir e Apúlia;
Concelho de Matosinhos: Memória e Pedras do Corgo;
Concelho de Vila Nova de Gaia: Lavadores, Salgueiros, Canide Norte, Canide Sul, Madalena Norte, Madalena Sul, Valadares Norte, Valadares Sul, Dunas Mar, Francelos, Francemar, Sãozinha, Senhor da Pedra, Miramar, Mar e Sol, Aguda e Granja;
Concelho de Espinho: Baía;
CENTRO (20):
Concelho de Ovar: Esmoriz, Cortegaça, Furadouro;
Concelho de Murtosa: Torreira;
Concelho de Aveiro: São Jacinto;
Junta de Freguesia Aldeia Viçosa: Aldeia Viçosa;
Concelho de Ílhavo: Barra e Costa Nova;
Concelho de Vagos: Vagueira;
Concelho de Mira: Poço da Cruz, Mira;
Concelho de Cantanhede: Tocha;
Concelho da Figueira da Foz: Quiaios, Relógio, Cova Gala e Leirosa;
Concelho de Penela: Louçainha;
Concelho de Figueiró dos Vinhos: Ana de Aviz;
Concelho de Pombal: Osso da Baleia;
Concelho de Mação: Carvoeiro.
LISBOA E VALE DO TEJO (38):
Concelho de Alcobaça: Légua;
Concelho da Nazaré: Nazaré;
Concelho de Caldas da Rainha: Praia do Mar;
Concelho de Peniche: Baleal Norte, Baleal Sul, Cova de Alfarroba, Gambôa, Medão-Supertubos e Consolação;
Concelho da Lourinhã: Porto Dinheiro e Valmitão;
Concelho de Torres Vedras: Santa Rita Norte;
Concelho de Mafra: São Lourenço, Ribeira de Ilhas, Baleia e Foz do Lizandro;
Concelho de Sintra: São Julião, Magoito, Maçãs, Grande e Adraga;
Concelho de Cascais: Grande do Guincho, Crismina, Moitas, Tamariz, Poça, Carcavelos e Parede;
Concelho de Almada: Mata, Rainha, Castelo, Cabana do Pescador, Rei, Morena e Sereia;
Concelho de Sesimbra: Moinho de Baixo - Meco, Ouro e Califórnia.
ALENTEJO (12):
Concelho de Grândola: Aberta-Nova, Comporta, Carvalhal, Pego;
Concelho de Santiago do Cacém: Costa de Santo André;
Concelho de Sines: Morgavel, Vale de Figueiros (Vieirinha), S.Torpes, Ilha do Pessegueiro, Grande Porto Covo e Vasco da Gama;
Concelho de Gavião: Quinta do Alamal.
ALGARVE (55):
Concelho de Aljezur: Odeceixe-Mar, Monte Clérigo e Arrifana;
Concelho de Lagos: Luz, Porto de Mós, Meia Praia e D.Ana;
Concelho de Portimão: Alvor, Três Irmãos, Vau, Três Castelos e Rocha;
Concelho de Lagoa: Caneiros, Vale de Centeanes e Senhora da Rocha;
Concelho de Albufeira: Galé-Leste, Manuel Lourenço, Evaristo, São Rafael, Aveiros, Oura, Oura Leste, Belharucas, Sta.Eulália, Maria Luísa, Olhos de Água, Falésia Alfamar, Rocha Baixinha Leste e Rocha Baixinha Oeste;
Concelho de Loulé: Vilamoura, Quarteira, Vale de Lobo, Garrão, Ancão e Quinta do Lago;
Concelho de Faro: Faro-Mar, Barreta, Ilha do Farol-Mar e Culatra Mar;
Concelho de Olhão: Armona-Mar;
Concelho de Tavira: Barril, Ilha de Tavira-Mar e Cabanas-Mar;
Concelho de Vila Real de Sto. António: Lota, Manta Rota e Monte Gordo.
AÇORES (23):
TERCEIRA:
Concelho de Praia da Vitória: Porto Martins, Grande, Escaleiras, Quatro Ribeiras, Biscoitos e Prainha;
Concelho de Angra do Heroísmo: Salga, Silveira, Cinco Ribeiras e Prainha (Angra).
FAIAL:
Concelho de Horta: Varadouro e Almoxarife.
S.MIGUEL:
Concelho de Ribeira Grande: Calhetas;
Concelho de Ponta Delgada: Milícias;
Concelho de Lagoa: Porto da Caloura e Zona Balnear da Lagoa;
Concelho de Vila do Franca do Campo: Prainha de Água D´Alto, Vinha da Areia, Corpo Santo e Água D´Alto.
SANTA MARIA:
Concelho de Vila do Porto: Formosa, Maia e Anjos.
MADEIRA (16):
PORTO SANTO:
Concelho de Porto Santo: Fontinha;
MADEIRA:
Concelho de Porto Moniz: Porto Moniz;
Concelho de São Vicente: Ponta Delgada;
Concelho de Santana: Ribeira do Faial;
Concelho de Calheta: Calheta;
Concelho de Ponta do Sol: Madalena do Mar e Ponta do Sol;
Concelho de Ribeira Brava: Ribeira Brava;
Concelho de Santa Cruz: Galo Mar e Palmeiras;
Concelho do Funchal: Barreirinha, Ponta Gorda - Poças do Governador, Lido - Complexo Balnear, Poça do Gomes - Doca do Cavacas, Formosa e Clube Naval do Funchal. |
| |
|
|
|
|
|
|
|
|