quarta-feira, 27 de Novembro de 2024  20:57
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Esparguete de Lulas

Esparguete de Lulas

Cortar as lulas em tiras finas cozer o esparguete al dente, escorre-lo e mantê-lo quente aquecer 2 colheres de sopa de ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
04-05-2007

Investigadores da UA aumentam desempenho


Aveiro - Ferramentas com revestimentos de diamante alvo de estudo

Um grupo de investigadores da UA está envolvido num novo desafio: aumentar consideravelmente o desempenho de ferramentas com revestimentos de diamante em aplicações que envolvam desgaste ou a necessidade de baixos coeficientes de atrito.

A solução é inovadora e passará pela redução do tamanho de grão dos filmes de diamante convencional, mantendo intactas as propriedades do diamante, nomeadamente ao nível da dureza extrema e elevada condutividade térmica.

A concepção do projecto, que envolveu também três ex-alunos de um MBA da Escola de Gestão do Porto (Universidade do Porto), teve como finalidade desenvolver um plano de negócios que o grupo apresentou durante o COHiTEC.Norte@EGP , promovido pelo COTEC em 2006. Durante a sua participação na iniciativa, a equipa, denominada por REVCON, implementou um trabalho de selecção de produtos a partir de tecnologias desenvolvidas na UA utilizando critérios rigorosamente definidos numa metodologia desenvolvida pela parceira North Carolina State University.

Tendo em conta o conceito que sustenta a iniciativa, nomeadamente a produção de produtos de base tecnológica para o mercado global e de elevado crescimento, a escolha da tecnologia a desenvolver recaiu sobre os revestimentos de diamante nanocristalino obtidos por deposição química em fase vapor (CVD - Chemical Vapour Deposition) sobre cerâmicos à base de nitreto de silício.

O desafio inicial do trabalho esteve na necessidade de aumentar consideravelmente o desempenho de ferramentas com revestimentos de diamante em aplicações que envolvessem desgaste ou baixos coeficientes de atrito. Um objectivo que a equipa pretende atingir através da redução do tamanho de grão dos filmes de diamante convencional e portanto da sua rugosidade superficial, mantendo intactas as propriedades do diamante, tais como dureza extrema e elevada condutividade térmica.

A inexistência de qualquer informação relativamente ao desempenho deste novo material revestido, em que se utiliza o cerâmico mais compatível mecânica e termicamente com o processo de obtenção do diamante CVD, obrigou à realização de alguns testes em laboratório e também em aplicações industriais tais como ferramentas de corte ou componentes de vedantes mecânicos. Os resultados obtidos permitem concluir que, em algumas aplicações, como o torneamento de grafite ou de ligas de alumínio-silício, o tempo de vida aumentará entre 4 a 10 vezes em relação às ferramentas convencionais.

Este inovador material poderá ser extremamente útil nas pastilhas de corte para torneamento e para frezagem de materiais muito abrasivos, como a grafite ou as ligas de alumínio-silício. Esta tecnologia pode ser, ainda, utilizada para produzir componentes diversos como fieiras de passagem de fios metálicos, anéis para utilizar em empanques mecânicos de bombas de circulação de fluidos, superfícies de passagem de materiais abrasivos, na indústria do papel, componentes de vedação na indústria do petróleo, entre outros.

Com base na tecnologia desenvolvida, a equipa de investigação da UA (Rui Silva e Filipe Oliveira - CICECO e Florinda Costa e António Fernandes - Depto. Física) submeteu um projecto à iniciativa NEOTEC, que foi aprovado e tem como objectivo a concretização empresarial destas ideias de negócio. Denominado, agora, TETRACARBON, o projecto encontra-se em fase de definição de patentes de produto.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®