A secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, disse hoje que a linha ferroviária de velocidade elevada entre Aveiro e Salamanca vai avançar até 2009, da parte portuguesa. A secretária de Estado falava aos jornalistas à margem da conferência ibérica sobre a qualidade geral dos portos, que hoje assinalou o início das comemorações dos 200 anos da abertura artificial da barra de Aveiro. Ana Paula Vitorino disse que a ligação a Salamanca será feita por uma linha mista de velocidade elevada e que o ramal ferroviário do Porto de Aveiro, que está em fase de adjudicação, corresponde já a um troço dessa linha, sendo indispensável para permitir o alargamento do "interland" portuário à região de Castela e Leão. "Não existe nenhum contratempo em relação ao que foi acordado nas duas cimeiras luso-espanholas. Quando tomámos posse era a inexistência total de estudos sobre essa linha e por isso é que não foi considerada prioritária. Esses estudos avançaram de imediato e da parte portuguesa a linha vai avançar de forma faseada até 2009 e a ligação ferroviária ao Porto de Aveiro fará parte dessa linha", declarou. Ana Paula Vitorino lembrou que há um ano, quando convidada para encerrar as primeiras comemorações do Dia do Porto de Aveiro, deu garantias de que, tanto a plataforma multimodal de Cacia como a ligação ferroviária ao Porto de Aveiro iriam "avançar, rapidamente, sem hesitações". "Hoje sabemos todos que não enunciei aqui simples e simpáticas promessas. A plataforma multimodal de Cacia já se encontra em obra, as máquinas já estão no terreno, trabalhando a bom ritmo e contamos que esteja concluída em 2008. Quanto às obras do ramal da ligação ferroviária ao Porto de Aveiro estão em fase de adjudicação, estando a sua conclusão prevista em 2009", disse a secretária de Estado. "Em 2009, o Porto de Aveiro ficará ligado à rede ferroviária nacional através das Linhas do Norte e da Beira Alta e, futuramente, à linha mista de velocidade elevada Aveiro-Salamanca, prevista no âmbito da Rede Ferroviária de Alta Velocidade", garantiu. Segundo a secretária de Estado, são infra-estruturas pelas quais esperam "muitos dos 200 milhões de toneladas de mercadoria movimentada na região de Castela e Leão, para poderem passar a utilizar os portos de Aveiro e de Leixões, muito mais próximos que os portos de Bilbao e Valência, a que recorrem os empresários daquela região autonómica espanhola". Durante a cerimónia, a secretária de Estado anunciou também a abertura do concurso para a concessão da exploração comercial do novo Terminal de Granéis Líquidos do Porto de Aveiro. "Com a conclusão recente das obras marítimas e de acostagem do Terminal de Granéis Líquidos e a finalização em Junho das obras do Parque Logístico adjacente, num investimento global de cerca de vinte milhões de euros, o passo seguinte será promover as condições que permitam o início da exploração destas novas infra-estruturas, que este concurso irá possibilitar", disse. Ana Paula Vitorino abordou também a questão da gestão integrada do Porto da Figueira da Foz com o de Aveiro, prevista nas Orientações Estratégicas para o Sector Marítimo-Portuário de 2007 a 2015, considerando-a "potenciadora de sinergias, economias de escala e complementaridade". "O nosso grande objectivo consiste em transformar o porto da Figueira da Foz numa unidade empresarial, com autonomia de gestão, numa lógica articulada com o porto de Aveiro, elevado ao estatuto de infra-estrutura de inegável valia na consumação da estratégia de transformar a região centro numa peça fundamental para colocar Portugal na porta atlântica da Europa", justificou. |