A 3ª edição do Curso de Empreendedorismo de Base Tecnológica vai funcionar em horário pós-laboral (17h00-20h00), na Universidade de Aveiro, entre 15 de Fevereiro e 24 de Maio.
Destina-se a finalistas, recém-licenciados, alunos de pós-graduação e quadros de empresas e visa estimular as capacidades necessárias à criação de empresas de base tecnológica (start-up).
As inscrições estão abertas até 9 de Fevereiro nas quatro entidades parceiras. O curso de Empreendedorismo de Base Tecnológica surge no âmbito de uma parceria alargada entre as Universidades de Aveiro, Coimbra e Beira Interior e a Câmara de Comércio e Indústria do Centro que, assim, procuram disponibilizar a todos os interessados tecnologias desenvolvidas por si e um know-how acumulado por um corpo de docentes com experiência na área do empreendedorismo e inovação. Para além de fornecer as competências e o conhecimento associados à criação de start-up de base tecnológica, este curso visa possibilitar a interacção entre pessoas com perfil de gestão e de engenharia (tecnologias) em projectos reais, multidisciplinares de empreendedorismo tecnológico; criar novos produtos e negócios de base tecnológica com elevado potencial de crescimento e estimular a inovação com base na produção científica realizada nas várias unidades de I&D das Universidades de Aveiro, Coimbra e Beira Interior. O curso tem ainda por objectivo sensibilizar e envolver docentes, investigadores, empresários e quadros superiores no empreendedorismo de base tecnológica, e contribuir para a criação de novas empresas de base tecnológica. Com a duração de 12 sessões, a 3ª edição do Curso de Empreendedorismo de Base Tecnológica desenvolver-se-á numa lógica de trabalho em equipas multidisciplinares, nas quais participarão alunos finalistas, de pós-graduação, docentes, investigadores e empresários. As equipas terão ainda a oportunidade de trabalharem em conjunto com mentores financeiros (business angels e capitais de risco) e com mentores empresariais. Assim, pretende-se promover a troca de experiências fundamental para se alcançar o objectivo pretendido: transformar tecnologias em empresas tecnológicas. No momento em que se prepara o arranque da terceira edição, o Curso de Empreendedorismo de Base Tecnológica contribuiu já para a formação de 150 formandos das mais diversas áreas de actividade (alunos finalistas e de pós-graduação, quadros de empresas e investigadores); 21 conceitos de empresas de base tecnológica, com forte divulgação mediática junto de empresas, investidores e público em geral; e cinco projectos Neotec - um programa de apoio e financiamento à formação efectiva de empresas de base tecnológica da Agência de Inovação. Importa ainda lembrar que os 15 planos de negócios apresentados em Junho de 2006, em Coimbra, no decorrer da Sessão de Encerramento da 2ª edição deste curso, mereceram a presença do Presidente da República, Prof. Aníbal Cavaco Silva, e de várias outras personalidades e entidades que têm vindo a assumir um papel de relevo no apoio e estímulo à inovação e empreendedorismo. Informações pormenorizadas sobre os objectivos, descrição, conteúdos de cada uma das sessões, calendarização das sessões, coordenação, custos do curso e contactos para mais informações e inscrições podem ser consultadas em http://uaonline.ua.pt/uplimages/med_406.pdf |