quarta-feira, 27 de Novembro de 2024  22:31
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Esparguete de Lulas

Esparguete de Lulas

Cortar as lulas em tiras finas cozer o esparguete al dente, escorre-lo e mantê-lo quente aquecer 2 colheres de sopa de ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
18-12-2006

Distinguido pela UA com o título Honoris Causa


Gilberto Gil defende reforço da promoção da Língua Portuguesa

O ministro da Cultura do Brasil, Gilberto Gil, disse na sexta-feira que a cooperação e concertação político- diplomática, no âmbito da CPLP, carecem da materialização de projectos de promoção e difusão da Língua Portuguesa, para avançar.

Gilberto Gil falava na Universidade de Aveiro, onde hoje foi distinguido com o título "Honoris Causa", tendo considerado o "mestre comum professor Agostinho da Silva, como percursor da criação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)" pelo papel que defendia para os povos e nações falantes do português.

O ministro brasileiro da Cultura fez referência à Declaração Constitutiva e aos Estatutos da CPLP, que contêm como objectivos a cooperação e a concertação diplomática, para concluir que essas áreas não poderão ter desenvolvimentos se não houver progressos na divulgação e promoção da língua comum.

"Sem os projectos materializados de promoção e divulgação da Língua Portuguesa, não há como avançar na concertação político- diplomática, nem na cooperação em diversos domínios. Está aí o nosso desafio", apontou.

A Universidade de Aveiro atribuiu hoje o doutoramento "Honoris Causa" a Gilberto Gil e a João Picoito, durante a cerimónia que assinalou os 33 anos da instituição.

A reitora, Helena Nazaré, explicou as distinções, "por serem individualidades que se distinguiram em áreas que o projecto da Universidade consagra".

"Nos novos Doutores, João Picoito e Gilberto Gil, revemos traços essenciais do caminho a seguir: na sua dedicação à procura do novo, na sua capacidade de construir saber a partir de múltiplos saberes, na sua visão de como antecipar e responder a desafios", justificou.

O elogio de Gilberto Gil esteve a cargo do vice-reitor, Manuel Assunção que, referindo-se ao ministro da Cultura do Brasil, considerou serem "as opções, as experiências, os desafios assumidos em vários contextos de vida, grandes lições".

"Temos diante de nós alguém que se afirmou como um perseguidor de ideais, como um lutador pela liberdade, por um mundo melhor e, usando de novo palavras do próprio Gil, "a favor da valorização e da disseminação de uma nova cidadania global, da capacidade de autodeterminação das pessoas", sublinhou.

Coube ao professor Joaquim Borges Gouveia fazer o elogio de João Picoito, administrador da Siemens, descrevendo "o seu percurso curricular e profissional de reconhecido mérito e assente num conjunto de contributos específicos e obras de elevada relevância, muito alinhadas com a missão da Universidade de Aveiro".

"A cerimónia, reforça a vocação para a ligação do ensino e da investigação com o meio empresarial e com a comunidade em geral, em que a Universidade de Aveiro ocupa um lugar de destaque no progresso científico, tecnológico e artístico", concluiu.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®