O comando distrital de Aveiro da PSP faz balanço à campanha de segurança rodoviária “Viajar sem pressa”.
Esta ação, da responsabilidade da Polícia de Segurança Pública (PSP), da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) e da Guarda Nacional Republicana (GNR), decorreu entre os dias 5 a 11 de junho e teve como objetivo alertar os condutores para os riscos da condução em excesso de velocidade, dado que esta é uma das principais causas dos acidentes nas estradas.
No distrito, na área do Comando de Aveiro que engloba as esquadras de Aveiro, Espinho, São João da Madeira, Ovar e Santa Maria da Feira, a PSP fiscalizou 843 veículos controlados por radar com 10 infrações verificadas, por excesso de velocidade e um total de 525 veículos fiscalizados.
Um total de 125 condutores foram submetidos ao teste de alcoolemia (4 infrações verificadas) e 10 foram detidos por condução sob efeito de álcool.
Registo para 106 autos de contraordenação levantados, por infrações diversas (falta de seguro de responsabilidade civil, falta de inspeção periódica obrigatória, uso indevido de telemóvel durante a condução, falta de utilização de cinto de segurança, mudança irregular de via de trânsito, paragem e estacionamento em cima do passeio e em travessia de peões...).
No país foram fiscalizados em controlo de velocidade por radar 4,9 milhões de veículos, 4,7 milhões dos quais pelo Sistema Nacional de Controlo de Velocidade, da responsabilidade da ANSR.
Dos veículos fiscalizados, 17,8 mil circulavam com excesso de velocidade, dos quais 4 mil foram detetados pelos radares das Forças de Segurança e 13,9 mil pelos da ANSR.
|