A Associação para a Educação e Valorização da Região de Aveiro recebe o roadshow “No-code 2024”.
Desenvolver soluções informáticas sem conhecimentos de programação é o mote da sessão que decorrerá esta quarta-feira, dia 12 de junho, às 16h30 no Auditório Eng. Victor Matos da AEVA.
Promover a inclusão e a democratização tecnológica são algumas das razões que justificam que o movimento No-Code tenha vindo a ganhar força nos últimos anos.
Plataformas informáticas operam sem código permitem que qualquer pessoa, independentemente da experiência técnica, consiga criar e lançar produtos digitais, de modo a desenvolver as soluções digitais de que necessita.
Assim, não é preciso ser um programador para criar um website, uma aplicação móvel, uma loja online, uma ferramenta digital interna, ou até mesmo um chatbot de Inteligência Artificial.
Basta aprender a programar sem código, utilizando ferramentas No-Code.
Para demonstrar a importância desta ferramenta e o seu impacto na transformação digital da sociedade e da economia portuguesas, o No-Code Institute inicia um périplo pelo país, que vai estar em Aveiro esta tarde.
Nesta sessão, os participantes vão ter acesso a demonstrações de tecnologias de No-Code e a possibilidade de explorar algumas ferramentas digitais.
Para além das sessões de demonstração, a organização do Roadshow vai oferecer um projeto de transformação digital a 5 PMEs ou organizações sociais que tenham participado em alguma das sessões.
Miguel Muñoz-Duarte, do NoCode Institute, admite entusiasmo pelo movimento.
“Estou muito entusiasmado por partilhar com PMEs, organizações sociais, empreendedores e também curiosos uma nova forma de fazer a transformação digital e torná-la mais democrática, inclusiva e acessível, o que consiste no desenvolvimento de software e soluções digitais sem programação. Creio que o ecossistema de Aveiro vai adorar ficar a conhecer mais sobre como pode aumentar em 10 vezes a eficiência e rapidez da transição para a economia digital, reduzindo o custo e recursos necessários.”
|